Está em um estágio ou aprendizagem e quer conquistar cada vez mais seu espaço no mundo corporativo? Então, você precisa saber quais são os conceitos mais procurados por gestores, e até mesmo recrutadores, na hora de valorizar um profissional. Dentre todas as qualidades, a mais desejada é a proatividade. Quer saber como aplicar esse conceito em sua experiência? Então leia esta matéria!

O desemprego é a realidade de uma boa parcela da população e os dados são ainda mais agressivos entre a juventude. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), quase 30% dos jovens encerraram 2017 sem uma colocação. Para tentar escapar dessa estatística alarmante, os estudantes devem buscar cada vez mais entender as demandas do mercado para valorizar as oportunidades oferecidas.

Muitos até já sabem qual aspecto é o mais crucial para o ambiente dos negócios. Segundo pesquisa realizada pelo Nube, com 6.039 participantes, a maioria, 51,30%, indica a “iniciativa” como a qualidade mais importante para quem está em busca de uma vaga. Portanto, mostrar disposição em aprender e resolver problemas com rapidez, é uma característica valiosa.

Para a coach Cibele Nardi, de São Paulo, esse é um comportamento frequentemente avaliado e, para os iniciantes, é fundamental possuir essa capacidade para favorecer o seu desenvolvimento. “Interesse e disposição são ingredientes essenciais para o seu crescimento”, aponta. Para a especialista, quem associa a habilidade a um dom, está equivocado. “É como um músculo: quanto mais o usamos, mais fortalecido fica”, diz.

Entretanto, a coach afirma: é preciso manter a calma e a tranquilidade. “A experiência vem com o tempo e não dá para acelerá-lo. Por isso, você deve aproveitar cada tarefa para poder compreender mais sobre isso. Solicite feedbacks e descubra, na prática, como as coisas funcionam na sua profissão”, conclui.

Mayara Yumi é estudante de arquitetura e urbanismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas, e já estagia na área. Para ela, foi possível aperfeiçoar essa habilidade por conta de suas vivências. “Me ajudou muito nas minhas relações e se tornou um ponto indispensável, principalmente com meus superiores”, constata. Para a universitária, o destaque é maior para quem trabalha esse quesito em sua vida. “Normalmente, recebe atenção quem demonstra mais interesse nas atividades do dia a dia”, finaliza.

Portanto, mãos na massa: procure a cada passo de sua carreira uma oportunidade de aprendizado e evolução. Assim, você consegue mais espaço em sua trajetória e conquista algo muito valioso: o respeito e a valorização no universo empresarial. Gostou? Então mantenha-se determinado. Conte com o Nube sempre!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe