No mundo corporativo, manter um bom relacionamento com sua equipe, pode implicar em bons resultados e melhor produtividade. Para isso, existem diversas formas, entre elas: o feedback. Para o gestor, esse assunto é bastante desafiador. Afinal, como dar uma boa devolutiva aos colaboradores? Descubra em nossa matéria!

Essa é uma das atividades mais difíceis e necessárias na gestão de pessoas. Pode não parecer, mas ter a missão de dar o retorno a seus funcionários sobre sua performance não é tão simples. Exige diversas habilidades, como saber conversar com as pessoas, ser empático e compreender o lado humano de cada um.

Segundo William Ricardo, trainee em desenvolvimento de competências, na Devisa, de Campinas, antes de saber como dominar esse recurso, é válido saber qual a sua verdadeira importância. Muitas vezes, o termo é interpretado somente  como um mecanismo de comunicação, o qual se trata de um “retorno de ações”. Poucos sabem, mas seu conceito vai além disso.

“Se trata de uma ferramenta de desenvolvimento de habilidades, a qual permeia a produção e o desempenho do indivíduo como todo, desde sua autopercepção, autoconfiança, relacionamentos interpessoais, dentre outros”, esclarece. Dessa maneira, ele pontua algumas dicas para ajudar a quem tem essa responsabilidade a ter sucesso na tarefa.

Observe: quais comportamentos indicam necessidade de sua aplicação, como: baixo nível de produção, dificuldade de relacionamento, pouca iniciativa e linguagem corporal.

Desenvolva respeito: demonstrar ter uma boa comunicação, disposição a ouvir e  ter compreensão com cada um, te tornam um líder confiável e acessível.

Princípio Empresarial: quanto mais a pessoa está perto do problema, mais propícia está de propor uma solução prática e eficaz. Ouça-a.

Utilizar perguntas: faça questionamentos para fazer a própria pessoa tomar consciência da necessidade de mudança, assim, a responsabilidade será inteiramente dela.

Elogie: reconheça o talento de cada um, comemore as realizações e enfatize mais os pontos positivos. No entanto, não deixe de apontar quais deles precisam de melhorias.

Segundo Ana Lucia Oliveira, gerente de Recursos Humanos, da Le Canton Hotel, do Rio de Janeiro, o método é fundamental não só para cumprir diversas funções, mas também estimular sua equipe cada dia mais. “Acho isso muito importante, pois muitas das vezes achamos estar fazendo o correto, quando ainda há questões a serem corrigidas”. Dessa maneira, certamente, essa atitude trará muitos ganhos e estará alavancando seu negócio.

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