Você já ouviu falar dos termos hard e soft skills? Sabe a qual a diferença entre eles? Apesar da tradução literal – habilidades "pesadas" ou "suaves" – eles expressam as competências técnicas, de um lado, e comportamentais, de outro. As primeiras podem ser medidas de forma objetiva: se alguém domina um programa de computador ou tem fluência em um idioma, por exemplo. Já as segundas demonstram componentes ligados ao temperamento humano, como criatividade e empatia. Entenda melhor sobre o assunto e se desenvolva no estágio.

Segundo o estudo "Soft skills for business success", de 2017, realizado na Austrália pela Universidade Corporativa Deloitte, a relevância das habilidades essencialmente humanas tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Até 2030, dois terços dos empregos no país serão em ocupações com intenso uso de aptidões comportamentais, as quais devem crescer 2,5 vezes no período.

"Esse tipo de sabedoria é importante por nos diferenciar de máquinas", explicou a coordenadora do Centro de Carreiras da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ), Clarisse Andrade. Um funcionário com conhecimento em um banco de dados, por exemplo, mas o qual não sabe analisar as informações nem se comunicar com sua equipe é ineficiente. "Ele terá controle de só uma fase do processo, e essa primeira etapa pode ser feita por um computador", explanou a docente.

Para ela, as habilidades comportamentais têm origem em traços de personalidade de cada indivíduo, podem ou não ser estimuladas, de acordo com o ambiente onde vivem. "É possível manifestar um ponto, ao invés de vários, mas isso é capaz de ser desenvolvido ao longo da vida", completou.  

André Couto é sócio e diretor de Arquitetura da Aprendizagem da Tamboro, uma startup de educação e desenvolvimento de competências do século 21. De acordo com ele, a forma como cada aptidão será trabalhada faz toda diferença. "O saber técnico tem a ver com o pensar e raciocinar, já as atitudes têm conexão ao desenvolvimento pessoal e são aperfeiçoadas a partir da relação entre as pessoas. Ou seja, as hard skills são resultado de um aprimoramento intelectual, e as soft skills de um desdobramento interrelacional", ressaltou.

Seu perfil está compatível com as novas exigẽncias do mundo corporativo?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe