Facilmente conseguimos associar uma dor de cabeça com o excesso de estresse, muitas vezes causado pelo acúmulo de atividades ou prazos curtos para realizá-las. Entretanto, se você é estagiário ou aprendiz, uma boa dica é se planejar melhor. Só assim, é possível evitar situações como essa, causadas pela falta de organização, característica diretamente relacionada ao seu desempenho. Quer saber como isso é possível? Então leia esta matéria!

Manter uma disciplina com suas tarefas é essencial, inclusive, para uma boa saúde. De acordo com uma pesquisa realizada pela National Sleep Foundation, 75% das pessoas têm um sono mais rentável quando dormem em um quarto arrumado. No mesmo estudo, foi comprovado: acumular funções pode afetar seu descanso noturno. Isso porque dedicamos muita energia e atenção a algo, levando, muitas vezes, ao desespero e ao estresse.

Para Luciane Raffa, consultora de carreira em Campinas, a preparação permite um melhor aproveitamento das competências. “Organização subentende a capacidade de estabelecer objetivos e padrões de desempenho conjugada com a capacidade de administrar o tempo”, afirma. Para ela, esse é um desafio ainda maior para quem estuda. “Além das obrigações no estágio, há responsabilidades acadêmicas e mais possibilidades de distração, em virtude de uma vida social mais intensa”. Porém, não é necessário fazer sacrifícios: “realizar um planejamento inteligente, pode te levar a se sentir mais motivado e satisfeito com suas capacidades produtivas e com sua vida”, indica.

De acordo com a especialista, manter o foco é crucial. “Se você não estiver concentrado, as chances de errar são maiores. O estresse não será apenas do jovem, como também da empresa onde se estagia. Isso reduz as possibilidades dele ser efetivado”, afirma. A especialista ainda aponta as características mais procuradas no profissional de hoje em dia: “aprendizagem contínua, iniciativa, proatividade, capacidade de liderança, boa comunicação e comprometimento”.

Karime Sarrazin, estuda administração no UniNorte (Centro Universitário do Norte), em Manaus e se inseriu no mercado profissional como jovem aprendiz. Em suas experiências, a universitária constata: “com tantas delegações, precisamos saber como gerenciar nosso tempo, senão tudo desanda. Preciso cumprir minhas atividades com eficiência”. A estudante usa ferramentas tecnológicas para se manter em dia. “Tenho alguns aplicativos úteis no meu celular com checklists, para não me perder”, conclui.

Em alguns momentos de sua trajetória, a sobrecarga pode acontecer. As demandas na corporação onde você está podem variar e, de repente, você está cheio de trabalho. Para não se desesperar e acabar prejudicando a qualidade de seus serviços, mantenha-se sempre calmo e regrado. Assim, você evita qualquer tipo de imprevisto desnecessário e otimiza sua performance, chamando a atenção de seus supervisores.

Agora, um desafio: quais atitudes você irá tomar para se organizar melhor? Conte para nós em nossas redes sociais! O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe