Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desafios-do-primeiro-emprego

Desafios do primeiro emprego 

Notícia | 23/04/2018

Layane Bittencourt

A procura por uma oportunidade de estágio ou emprego é bem acirrada e deixa qualquer um aflito. Quando finalmente conseguimos uma colocação, surgem novas preocupações: aprender novas atividades,  demonstrar o potencial, saber lidar com os novos colegas e, principalmente, com a insegurança por não ter tido nenhuma vivência na profissão. Saiba: isso é não um problema. Para te ajudar, o Nube separou algumas dicas para lidar nesse momento.

Para a coach Jaqueline Borkowski, de Campinas, essa principal questão está atrelada a um fator principal: a falta de experiência. O medo de não saber lidar com um campo desconhecido é perfeitamente natural e bastante comum. Para quem está em início de carreira, ter de se adaptar a toda uma rotina nova com cobranças e afazeres se torna um ponto delicado   

“Além disso, o equilíbrio emocional é mais complicado na juventude, o qual é difícil aceitar pessoas diferentes, receber ordens e ter paciência para esperar as coisas acontecerem”, explica a especialista. Com a rotina, certamente, essas e outras limitações serão trabalhadas e desenvolvidas a fim de criar uma carreira consolidada e de muito sucesso!

Pensando nas melhores formas de transformar essa experiência na mais promissora possível, a orientadora separou cinco dicas para quem deseja ter a sua primeira experiência na área desejada. Acompanhe!

Busque experiências: procure fazer um trabalho voluntário ou ajudar nos negócios da família.

Converse com pessoas: principalmente as mais experientes, pedindo dicas e orientações. Ter a figura de um mentor, quem você admira como profissional, pode te ajudar.

Ter paciência: é preciso entender: nem sempre as coisas acontecem no tempo desejado por nós. Dê um passo de cada vez.

Ser proativo: busque fazer funções distintas, as quais ninguém ainda pediu, mas você percebeu serem relevantes.

Demonstre seu potencial: faça o seu marketing pessoal. Não tenha vergonha de dizer quem você é, seus objetivos e talentos.

Ao conseguir seu tão sonhado primeiro emprego, a estudante de enfermagem, Ingryd Bueno, conheceu um mundo o qual não conhecia antes, o corporativo. Juntamente com a oportunidade de se ingressar no mercado, vieram muitas responsabilidades. “Estava em um lugar desconhecido, com diversas pessoas e realizando tarefas novas, aprendi a lidar com elas e a crescer em maturidade, tanto pessoal como profissional”. Sem dúvidas, os aprendizados adquiridos superaram os obstáculos apresentados.

Gostou das dicas? Lembre-se: se dedique para se sobressair e colher frutos no futuro! Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete