Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
insatisfacao-no-trabalho-como-resolver

Insatisfação no trabalho: como resolver? 

Notícia | 20/04/2018

Vinícius Lima

Em momentos de crise, principalmente, alterações são feitas em corporações, visando sua sobrevivência no mercado. Entretanto, muitas dessas ações são recebidas de forma negativa por seus colaboradores. Cobranças, instabilidade e acúmulo de funções são capazes de desmotivar e atrapalhar o desenvolvimento de quem está trabalhando, estagiando ou atuando como jovem aprendiz. Portanto, se atente às dicas separadas nesta matéria e veja como é possível contornar o cenário ruim!

O desemprego continua alto e a incerteza em relação à economia parece estar longe de ter um fim. As pressões por conta disso são inúmeras e o descontentamento pode se fazer presente na rotina dos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 56% dos trabalhadores estão insatisfeitos com sua posição. Porém, segundo Léo Alves, empresário, coach de vida e carreira, de São Paulo, é necessário estar preparado para situações como essa, quando há dúvidas sobre o futuro. “A frustração e os traumas vêm, principalmente, se processamos as mudanças de maneira negativa, quando deveríamos ter uma visão mais holística e entendermos as causas das angústias”, afirma.

Além disso, para o especialista, quem está aborrecido em uma instituição, deve questionar e analisar as origens desse sentimento. “Nesses casos, a autoavaliação é o primeiro passo para entender o real estímulo para esse desagrado. É crucial reconhecer o valor do seu trabalho, para se sentir mais estimulado”. Alves ainda afirma: toda experiência, por mais dura e difícil, deve ser proveitosa e, cedo ou tarde, outras oportunidades vão surgir. O empresário ainda dá uma dica: chegue à raiz da desmotivação. Só assim, é possível encontrar maneiras concretas e assertivas de solucionar o problema e se tornar um profissional cada vez mais evoluído. Isso favorece seu destaque perante a competitividade no ambiente corporativo.

Heloísa Morais cursa psicologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Campinas. Para ela, toda decepção no universo dos negócios é reversível. “Mesmo com pequenos detalhes, já posso ficar motivada”, afirma. De acordo com a universitária, é fundamental procurar novos desafios em suas vivências. Portanto, é possível manter sua alegria mesmo com um ambiente menos favorável. Além do mais, é papel da corporação fornecer uma plataforma para ouvir seus colaboradores e, esses, por sua vez, devem sempre dialogar e buscar orientações de seus líderes sobre quais são os melhores passos a seguir.

Assim, as duas partes conseguem se direcionar corretamente a metas assertivas para contornar o momento de instabilidade. Promover uma boa comunicação é papel de todos. Portanto, faça sua parte e aproveite suas oportunidades de desenvolvimento ao máximo. Só assim, você conquista cada vez mais espaço no mundo corporativo!

Agora, faça seu plano de metas para esse ano e pondere: quais atitudes tomar para me manter determinado e engajado? Responda essa pergunta com um comentário em nossas redes sociais! O Nube te deseja sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete