Já é fato: tratar seu estágio como um investimento para sua trajetória profissional é imprescindível para conquistar posições de sucesso. Quem busca gerenciar equipes, tem vários desafios em mão e não ter as orientações corretas na hora de assumir o posto, pode prejudicar sua imagem e seu desempenho. Portanto, é fundamental se atentar a alguns aspectos para chegar lá e não fazer feio. Quer saber como? Então leia esta matéria!

Somente 14,5% dos profissionais promovidos a um cargo de influência recebem diretrizes formais antes de assumir o novo cargo. Isso foi apontado em uma pesquisa feita pelo LAB SSJ, com 4.392 executivos brasileiros. De acordo com o mesmo levantamento, 60% dos novos gestores cometem deslizes nos dois primeiros anos de suas experiências. Portanto, a dica inicial para quem é estagiário e já está de olho nessa posição de prestígio é o conhecimento.

Buscar instrução pode ajudar - e muito - nessa nova etapa, buscada por muitos. Para a coach de carreira, Ingrid Emerick, do Rio de Janeiro, saber ser humano e desenvolver domínio próprio é crucial para o exercício. “É preciso se aceitar, entender seus limites e trabalhar as necessidades, fraquezas e potenciais”, constata. De acordo com a especialista, isso é fundamental para um olhar mais humano com a equipe. “Favorece a empatia: a arte de se colocar no lugar do outro, marca extremamente relevante a quem procura ter destaque”, indica.

Para a coach, é necessário ser responsável para comandar um time. “No processo de formação de liderança, esquecemos, muitas vezes, de investir em uma formação, mentoria ou até mesmo o coaching”. Para ela, isso é essencial para a atividade. “Desenvolver a si mesmo favorece o reconhecimento dado por seus colegas”. Ingrid ainda afirma: “não é apenas um cargo ou uma posição dentro de uma hierarquia, mas sim uma habilidade, uma competência”. Questionada sobre o principal desafio para ter sucesso em uma direção, a consultora aponta a comunicação contínua. “Dentre tantos diálogos formados, há um especial, chamado feedback. Faça dele um hábito, algo constante. Assim, até o momento da avaliação, seu liderado já pode responder aos apontamentos trazidos a ele e solucionar os problemas de forma eficaz”.

Marina Ramos cursa psicologia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Atualmente, estagia na área. Porém, antes disso, já teve uma experiência de chefia e afirma: ter humildade e sede de conhecimento fazem a diferença. “Você precisa entender quem são as pessoas com as quais você lida, como falar com elas, quais são suas principais motivações e usar isso para garantir o melhor para todos”, diz. Portanto, demonstrar responsabilidade e empenho auxiliam bastante quem busca por ascensão no mundo corporativo.

Agora, é possível definir quais fatores são cruciais para chegar lá. Então, não deixe de investir em você e aplicar cada vez mais conhecimentos teóricos na prática do universo empresarial. Assim, garanta chances concretas de desenvolvimento e evolução em sua profissão!

Gostou das dicas? Conte para nós em nossas redes sociais! Conte com o Nube sempre!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe