Vivemos em um mundo em constante transformação e mudar significa se abrir para novas ideias e pontos de vista. Mesmo para quem opta pela segurança da sua zona de conforto, é importante refletir sobre o quanto a diversidade e a inclusão impactarão na empresa de forma positiva. Entenda um pouco melhor sobre o assunto e veja como aplicar um novo conceito desde o estágio ou aprendizagem, até cargos de alta gestão.

Migrar de uma cultura tradicional para uma mais inclusiva é um processo, cuja condução precisa ocorrer de forma suave, pois pode ferir o ego ao expor crenças enraizadas. “Um primeiro passo nesse sentido é distinguir influenciadores e líderes em prol da mudança e formar um comitê. Ao mesmo tempo, também é necessário convidar para participar quem não vê o tema com tanta relevância”, explica Cris Kerr, CEO da CKZ Consultoria em Diversidade.

Segundo ela, o próximo passo é investir tempo e criar um ambiente de confiança, envolvendo os participantes. “Assim, todos conseguem harmonizar seus valores e crenças com o novo propósito da companhia, construindo de forma colaborativa uma nova realidade”. O time se sentirá co-criador do processo e fortalecerá o vínculo entre todos.

A TE Brasil investiu na ideia e em 2017 montou grupos de afinidade. Entre as ideias das equipes, surgiu a iniciativa de mentoring, cujo objetivo era treinar os gestores homens para serem mentores da disseminação da diversidade de gênero dentro da corporação do ramo da engenharia, o qual é composto, em grande parte, pelo sexo masculino. Assim, em encontros mensais, lidavam com os estereótipos, preconceitos e o impacto disso na empresa. Após o treinamento, o feedback dos executivos não poderia ter sido mais positivo: “Todos nós percebemos o quanto temos esses vieses inconscientes. Isso mostra como o julgamento está atrelado a nossa cultura e o quanto podemos nos desfazer dele, evoluindo como profissionais e como pessoas”, destaca Daniel Malufi, general manager da TE Connectivity, com distribuidores espalhados pelo país, inclusive em Bragança Paulista e Campinas.

Achou interessante o assunto? Lembre-se: seu negócio é um organismo vivo e requer muito cuidado e respeito. Então, pense com carinho em quem você vai chamar para dar início ao projeto. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe