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Como promover uma mudança cultural? 

Notícia | 17/04/2018

Cláudia Giannoni

Vivemos em um mundo em constante transformação e mudar significa se abrir para novas ideias e pontos de vista. Mesmo para quem opta pela segurança da sua zona de conforto, é importante refletir sobre o quanto a diversidade e a inclusão impactarão na empresa de forma positiva. Entenda um pouco melhor sobre o assunto e veja como aplicar um novo conceito desde o estágio ou aprendizagem, até cargos de alta gestão.

Migrar de uma cultura tradicional para uma mais inclusiva é um processo, cuja condução precisa ocorrer de forma suave, pois pode ferir o ego ao expor crenças enraizadas. “Um primeiro passo nesse sentido é distinguir influenciadores e líderes em prol da mudança e formar um comitê. Ao mesmo tempo, também é necessário convidar para participar quem não vê o tema com tanta relevância”, explica Cris Kerr, CEO da CKZ Consultoria em Diversidade.

Segundo ela, o próximo passo é investir tempo e criar um ambiente de confiança, envolvendo os participantes. “Assim, todos conseguem harmonizar seus valores e crenças com o novo propósito da companhia, construindo de forma colaborativa uma nova realidade”. O time se sentirá co-criador do processo e fortalecerá o vínculo entre todos.

A TE Brasil investiu na ideia e em 2017 montou grupos de afinidade. Entre as ideias das equipes, surgiu a iniciativa de mentoring, cujo objetivo era treinar os gestores homens para serem mentores da disseminação da diversidade de gênero dentro da corporação do ramo da engenharia, o qual é composto, em grande parte, pelo sexo masculino. Assim, em encontros mensais, lidavam com os estereótipos, preconceitos e o impacto disso na empresa. Após o treinamento, o feedback dos executivos não poderia ter sido mais positivo: “Todos nós percebemos o quanto temos esses vieses inconscientes. Isso mostra como o julgamento está atrelado a nossa cultura e o quanto podemos nos desfazer dele, evoluindo como profissionais e como pessoas”, destaca Daniel Malufi, general manager da TE Connectivity, com distribuidores espalhados pelo país, inclusive em Bragança Paulista e Campinas.

Achou interessante o assunto? Lembre-se: seu negócio é um organismo vivo e requer muito cuidado e respeito. Então, pense com carinho em quem você vai chamar para dar início ao projeto. Boa sorte!

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