Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
equipe-multigeracional-quais-sao-os-desafios

Equipe multigeracional: quais são os desafios? 

Notícia | 16/04/2018

Vinícius Lima

Desde os mais velhos até os mais jovens, um grande desafio para líderes é saber como gerenciar melhor a produtividade dos colaboradores de diferentes faixas etárias. Certamente, é necessário entender como os mais experientes podem auxiliar e, também, como os novos profissionais são capazes de oferecer seus serviços de forma proveitosa. Quer saber como fazer isso? Leia esta matéria e descubra!

Flávia Lorran estuda comércio exterior na ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação), em Campinas.  Em suas experiências no mercado de trabalho, interagiu com pessoas de diversas épocas e afirma: “o contraste está na personalidade e não na idade”. Portanto, é fundamental analisar esse aspecto na hora de comandar e direcionar corretamente os setores da instituição.

Para Rodrigo Fagundes, executive coach de Campinas, especialista em desenvolvimento constante, o ponto principal é entender as diferenças das pessoas, além de suas datas de nascimento. “Cada um tem algo a oferecer dentro de uma empresa de forma complementar. A soma das forças sempre vai ser maior em relação ao potencial individual”. Portanto, é necessário reconhecer os pontos fortes de todos os integrantes do time. “Quando isso fica claro, o próprio staff se equilibra para obter essa performance e as disparidades oriundas das diversas gerações, acabam sendo pontos positivos”, aponta.

De acordo com o orientador, comunicação é a chave para garantir entendimento e alinhamento estratégico dentro de uma corporação. “Se as pessoas não se entendem, fica difícil atuar coletivamente e alcançar resultados em conjunto. Cabe à liderança fomentar o diálogo da forma mais clara possível, para todos atuarem em um ambiente de verdade e assertividade”, indica.

Para o coach, conhecer seu time é fundamental. “Atuamos com pessoas e não existem duas iguais, são todos diferentes. Adaptar a gestão ao estilo de cada um é a única forma de garantir os resultados desejados”. Entretanto, Fagundes afirma: “para o coordenador conseguir fazer isso, ele precisa conhecer a si mesmo, para então saber quais recursos serão necessários na hora de se adaptar à sua equipe”.

Com essas orientações, você estará preparado para ampliar a qualidade dos diferentes setores e saberá como administrar melhor as diversas qualidades para cada um deles. Uma corporação inteligente sabe investir e oferecer espaço para o desenvolvimento de todos. Só assim, é possível construir um futuro com resultados e melhorar, de forma efetiva, o desempenho dos colaboradores. Conte com o Nube sempre!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete