Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-construir-uma-carreira

Como construir uma carreira?  

Notícia | 13/04/2018

Layane Bittencourt

Começar uma carreira é um processo desafiador. Não existe uma fórmula mágica para ser bem sucedido, cada profissional alcançou o sucesso de diferentes maneiras. Contudo, algumas orientações podem ser essenciais para te indicarem um caminho mais assertivo nessa construção! Acompanhe!

Segundo a coach de carreira, Leila Bonifácio, da Evoluir e Crescer Coaching e Psicologia, dois passos são fundamentais nesse momento: o autoconhecimento e a pesquisa de mercado. O primeiro se refere a conhecer a si mesmo, seus valores, pontos fortes, fraquezas, preferências e talentos. “Assim, poderá tomar decisões mais coerentes, como a escolha de um curso e uma área de atuação”, explica.

O segundo procedimento está atrelado a buscar uma nova perspectiva sobre o mundo dos negócios. O objetivo é saber quais possibilidades se identifica e encontrar novas tendências. Leila complementa: “não se restrinja ao âmbito teórico, busque também prático, por meio de voluntariados, como estágio ou pesquisa de campo. Assim, pode checar se a realidade é como imaginava e evitará frustrações futuras”.

Depois disso, é necessário potencializar as suas habilidades, não somente técnicas, mas também, comportamentais. “Quando bem trabalhadas, contribuem amplamente no destaque profissional, pois diferencia você dos demais”, enfatiza Leila. Entre elas, estão:

Trabalho em equipe: envolve saber ouvir e aguardar sua vez de falar. De aceitar as ideias alheias e também compartilhar as suas propostas de soluções.

Resiliência: enfrentar barreiras sem desistir e enxergar soluções em momentos de crise.

Liderança: assumir responsabilidades, estar a frente de algum projeto e tomar decisões com agilidade.

Inteligência Emocional: capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com seus sentimentos e emoções.

Comunicação Assertiva: se expressar de forma clara e objetiva ao expor suas opiniões. Ser coeso e coerente tanto na fala, quanto na escrita.

De acordo com a psicóloga: “esses passos são importantes para o jovem se desenvolver por completo, além de fomentar o famoso CHA - Competências, Habilidades e Atitudes. Dessa forma, estará construindo aos poucos uma carreira sólida, com significado e melhoria contínua”.

O começo para Gabriela Strautmann, gerente da SEDA College, de Campinas, foi bem turbulento. Passou por vários estados e até foi para fora do país para encontrar um lugar, o qual lhe permitisse crescer. Enfrentou grandes desafios, pois não sabia lidar com o funcionamento da área, bem como, a falta de credibilidade do mercado. Com o tempo, alcançou o tão desejado posto de gerência. Como dica, ela conta: “não desista! Persevere com foco, aceite as condições, mesmo não tão favoráveis, pois logo, o destino se encarrega de trazer boas oportunidades”.

E você? Como está agindo para ter bons frutos no futuro? Acredite em seu talento e busque seus objetivos! Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete