A comunicação, no contexto empresarial, é fundamental para criar um ambiente de serviço  favorável ao crescimento de seu negócio, pois dessa maneira, a equipe está mais integrada e propensa a ter melhores resultados. O grande desafio é: torná-la eficiente. Não sabe como? Descubra em nossa matéria.

De acordo com Tatiana Penerari, coach de comunicação, o grande empecilho para essa eficácia são as diferenças existentes entre as pessoas. Dentro de uma corporação, o gestor deve saber identificar essas divergências para desenvolver um âmbito de organizacional mais agradável. Por exemplo, se um profissional se manifesta pouco ou se expressa em excesso. Ou seja, um clima de competitividade pode se instaurar no local e o líder deve estar atento a isso.

“O superior deve passar para os profissionais a sensação de pertencimento. Todos ali estão unidos para conquistar um mesmo resultado. Assim, é importante ter uma comunicação clara, objetiva e um espírito de cooperação e camaradagem”, esclarece. Dessa forma, há o desenvolvimento dos colaboradores e também da organização.

Em seu convívio profissional, Mariana Silva, auxiliar administrativa, da Srubber Correias Transportadoras, de Guarulhos conta: “ao me comunicar, expresso meus pensamentos, emoções e intenções, construo e mantenho amizades, trabalho em equipe e ajudo a criar uma ideia de quem sou para o outro”. Portanto, procura sempre aperfeiçoar essa competência.

Segundo Tatiana, diante de um desafio tão complexo, é preciso saber: essa capacidade pode ser aprendida e treinada. Contudo, para mudanças realmente significativas, a iniciativa deve partir de cada indivíduo. Assim, a especialista separou algumas táticas para trazerem benefícios para o bem estar de todos.

- Evite o julgamento: os significados das coisas são diferentes para cada pessoa. Saiba ouvir e preste atenção no conteúdo dito, sem pensar em uma resposta.

- Seja objetivo: use palavras simples e tenha clareza em suas falas.

- Aprimore a Inteligência Emocional: aprenda a lidar com seus sentimentos. Tente adquirir técnicas para ressignificá-los.

- Aceite críticas: quando recebê-las, evite ficar com raiva e aproveite para ver quais pontos pode melhorar.

- Adquira novos conhecimentos: aumente a qualidade do seu repertório com livros e filmes companhias para te fazer crescer e evoluir.

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