Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad contínua), cerca de 25,3% dos jovens, entre 18 a 24 anos estão desempregados. Se você é estudante e está em busca de uma vaga de estágio ou aprendizagem, listamos aqui algumas dicas.

A recessão econômica e a falta de oportunidade, certamente, influenciaram para um cenário negativo no país. Contudo, para Fábio Cassettari, CEO do Meu Entrevistador, esses não são os únicos culpados pelo índice. “Existe também uma falta de capacitação significativa e o diploma não é sinônimo de qualificação, muito menos de garantia de vaga”, afirma.

Para se ter uma noção, a taxa de desocupação para o ensino superior completo, para todas as idades, é de 6,2%. Diante desse âmbito, é preciso cada vez mais buscar estratégias e meios de aprendizagem para se tornar ativo no mercado. Afinal, existem colocações direcionadas para esse recorte de população, o qual se prepara e busca métodos para fazer de sua carreira, uma jornada de sucesso.

Livros, aplicativos e a própria Internet estão cheios de dicas para quem deseja entrar ou até se reposicionar no mundo corporativo. “Uma contratação não envolve só currículo ou ensaiar alguma possível pergunta de entrevista, vai muito além e quanto mais preparado você estiver, a mais oportunidades terá acesso, é esse o conceito”, incentiva Cassettari.

A carioca Antônia Souza, de 24 anos, é graduanda em administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e, quando iniciou a procura por uma colocação, se sentiu perdida. “No ano de 2018 resolvi focar nos processos de trainee. Porém, quando comecei a me preparar me deparei com muita informação, então, passei a buscar no Linkedin pessoas envolvidas nessas seleções, como ex-trainees, funcionários das empresas etc”, explica. Sua intenção era tentar pedir mais dados sobre a experiência deles, mas nem sempre conseguia alguma resposta. “Foi quando encontrei uma plataforma na qual são disponibilizados depoimentos de diversos profissionais e isso me ajudou a ver quais características as corporações buscavam e em quais pontos eu precisava melhorar no meu desempenho”, desabafa.

Para quem deseja se qualificar e treinar algumas competências, o Nube também disponibiliza cursos a distância, gratuitos e de grande auxílio no mercado. Entre no link: www.nube.com.br/ead e conheça cada um deles.

Acredite em seu potencial e conte conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe