Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-fazer-para-ter-credibilidade

O que fazer para ter credibilidade? 

Notícia | 05/04/2018

Cláudia Giannoni

Atualmente, passamos por um momento delicado no país, marcado por denúncias, processos e julgamentos de corrupção. Em meio a esse cenário, surge o debate sobre a ética nas rodas de conversas, redes sociais, nos noticiários e nas salas de aula. O quão importante é, muito além de apontar erros, ser o exemplo da mudança? Para entender a visão dos jovens sobre o tema, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios fez um levantamento com a seguinte questão: “como você faz para ter credibilidade?”. O resultado apontou a importância da consciência de uma fala alinhada com as atitudes.

O estudo foi realizado em todo o Brasil, entre 26 de fevereiro e 9 de março, e contou com a participação de 50.279 pessoas entre 15 e 26 anos. Para 58,52%, ou 29.421 pesquisados, a opção “busco ser coerente com meu discurso e minhas ações” foi a mais apontada. De acordo com Yolanda Brandão, gerente de treinamento do Nube, esse é um comportamento básico para os indivíduos serem respeitados nos grupos nos quais estão inclusos. “Conquistar boa reputação é um processo demorado e, nesse caminho, deve-se estar muito atento à fala, sobretudo, ao impacto ocasionado por ela sobre os demais”, assegura.

Com 23,96% (12.045), a alternativa “eu sempre honro com minhas promessas” apareceu em segundo lugar. Esse é um ponto crucial, especialmente para um líder. “Quando um gestor solicita aos seus colaboradores uma determinada forma de agir e, na rotina, interage de forma diferente, causa informações difusas e grande desconforto na equipe”, explica a especialista. Nesse caso, a única maneira de reverter a situação é liderando pelo exemplo e criando uma cultura espelhada em seus atos. “Se o seu time não corresponde às suas expectativas, lembre-se: ele é o reflexo da sua gestão”, garante.

"Ser naturalmente alguém de confiança” foi a escolha de 15,39% (7,737). Para esses, o primeiro passo é ser sempre transparente e claro. Na visão de Yolanda, muitas vezes, somos mal interpretados por não nos comunicarmos adequadamente. “No mundo corporativo, ter uma relação aberta com o supervisor e, além disso, cumprir prazos, acordos e tratar com gentileza e dignidade é um bom começo para ganhar segurança entre pares e superiores”, enfatiza a gerente.

Por fim, 2,14% (1.076) disseram: “ninguém é 100% credível, logo, isso não me preocupa”. Quem pensa dessa forma, deve redobrar a atenção, afinal, vale a pena repensar nas próprias atitudes. “Não faz sentido cobrar ética dos governantes e grandes corporações se em nossas práticas diárias cometemos pequenas corrupções, como furar fila, mentir para conseguir algum tipo de vantagem, avançar o sinal etc”, aconselha.

Para começar a mudar de comportamento, algumas dicas são valiosas:

1. Respeite prazos e acordos;
2. Trate todos com respeito e cortesia;
3. Conheça o código de conduta da organização e da sua profissão;
4. Seja verdadeiro;
5. Estabeleça uma relação sincera e honesta com os colegas de trabalho.

Pense duas vezes antes de fazer qualquer coisa. “Na dúvida de como se comportar ou se não souber se determinada situação está correta, o melhor é perguntar a um superior ou responsável”, finaliza Yolanda.

Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete