Assumir a responsabilidade de liderar um time é acompanhada por muitos desafios. Com a grande concorrência no mercado, é exigido muito desse profissional. Um bom líder deve saber lidar com pessoas diferentes e estar preparado para o surgimento de problemas constantemente, sem perder a compostura e o comprometimento com os objetivos definidos.

Frente a essas adversidades, Artur Piasi, gerente de projetos da VoxAge, considera relevantes duas palavras: equipe engajada. Segundo ele, gestores sozinhos pouco podem fazer pela empresa, no dia a dia, os times são os principais atuantes e essenciais. “São eles as grandes forças motrizes responsáveis pelo sucesso ou fracasso de qualquer organização”, explica.

A motivação é a chave para haver um bom funcionamento. Contudo, manter as pessoas incentivadas exige do líder determinação, paciência e jogo de cintura . Afinal, se em um empreendimento, há o conflito das gerações Baby boomers, X, Y e Z, por terem ideias e pensamentos completamente diversos, quem dirá dentro de um grupo menor.

Como orientação aos líderes, o especialista separou algumas dicas para ajudar nessa tarefa e criar uma relação de respeito e engajamento:

Metas adequadas e claras: todo os integrantes devem estar a par de quais são as metas a serem atingidas, para quem é atribuída cada uma e qual relação existente entre elas.

Reconhecimento e recompensas: esses são fatores de motivação. É importante reconhecer o esforço de cada um. Não deixe de reservar um espaço para destacar as ações, elogie regularmente e celebre as conquistas.

Propósitos claros: as pessoas precisam ver a importância no trabalho desenvolvido e saber qual valor disso para o negócio.

Cultura corporativa voltada para as pessoas: muitas organizações adotam iniciativas para tornar a relação cada vez mais saudável entre a vida profissional e a pessoal. Práticas como home office, horários flexíveis, espaços de recreação, descontração, são excelentes nesse processo.

A vantagem de estar em contato com pessoas completamente distintas com outros ideais e perspectivas, transferiram à Fernanda Atilio, gerente de Recursos Humanos da SEL, de Campinas, uma troca rica de conhecimento . “Cada colaborador tem um perfil diferente e o bom líder deve conhecer profundamente seu time para extrair o melhor de cada um”, enfatiza. Assim, com uma gestão aberta ao aprendizado e cooperação, você terá uma  equipe mais motivada e alinhada aos propósitos da organização.

Invista nessa relação! No futuro, colherá muitos frutos e, certamente, terá sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe