Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
gestor-x-colaborador

Gestor X Colaborador 

Notícia | 05/04/2018

Layane Bittencourt

Assumir a responsabilidade de liderar um time é acompanhada por muitos desafios. Com a grande concorrência no mercado, é exigido muito desse profissional. Um bom líder deve saber lidar com pessoas diferentes e estar preparado para o surgimento de problemas constantemente, sem perder a compostura e o comprometimento com os objetivos definidos.

Frente a essas adversidades, Artur Piasi, gerente de projetos da VoxAge, considera relevantes duas palavras: equipe engajada. Segundo ele, gestores sozinhos pouco podem fazer pela empresa, no dia a dia, os times são os principais atuantes e essenciais. “São eles as grandes forças motrizes responsáveis pelo sucesso ou fracasso de qualquer organização”, explica.

A motivação é a chave para haver um bom funcionamento. Contudo, manter as pessoas incentivadas exige do líder determinação, paciência e jogo de cintura . Afinal, se em um empreendimento, há o conflito das gerações Baby boomers, X, Y e Z, por terem ideias e pensamentos completamente diversos, quem dirá dentro de um grupo menor.

Como orientação aos líderes, o especialista separou algumas dicas para ajudar nessa tarefa e criar uma relação de respeito e engajamento:

Metas adequadas e claras: todo os integrantes devem estar a par de quais são as metas a serem atingidas, para quem é atribuída cada uma e qual relação existente entre elas.

Reconhecimento e recompensas: esses são fatores de motivação. É importante reconhecer o esforço de cada um. Não deixe de reservar um espaço para destacar as ações, elogie regularmente e celebre as conquistas.

Propósitos claros: as pessoas precisam ver a importância no trabalho desenvolvido e saber qual valor disso para o negócio.

Cultura corporativa voltada para as pessoas: muitas organizações adotam iniciativas para tornar a relação cada vez mais saudável entre a vida profissional e a pessoal. Práticas como home office, horários flexíveis, espaços de recreação, descontração, são excelentes nesse processo.

A vantagem de estar em contato com pessoas completamente distintas com outros ideais e perspectivas, transferiram à Fernanda Atilio, gerente de Recursos Humanos da SEL, de Campinas, uma troca rica de conhecimento . “Cada colaborador tem um perfil diferente e o bom líder deve conhecer profundamente seu time para extrair o melhor de cada um”, enfatiza. Assim, com uma gestão aberta ao aprendizado e cooperação, você terá uma  equipe mais motivada e alinhada aos propósitos da organização.

Invista nessa relação! No futuro, colherá muitos frutos e, certamente, terá sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete