Quando se gerencia uma empresa ou um de seus setores, um grande desafio é manter o rendimento satisfatório. Porém, nem sempre isso acontece e, uma das principais causas disso, é a falta de incentivo. Todo profissional procura um ambiente para se sentir valorizado e direcionado em rumo ao seu desenvolvimento. Portanto, é fundamental oferecer esse espaço a ele. Quer saber como fazer isso? Então leia esta matéria!

O Nube organizou uma pesquisa para entender quais são as situações mais desmotivantes para os jovens no mundo empresarial. Com mais de 8.380 participantes, a alternativa com mais destaque, com 56,61% dos votos, foi “nunca ser reconhecido pelo meu trabalho”. Esse cenário aponta para a importância de agregar valor às equipes, para o engajamento se fazer presente. Para Arlindo Lins, formado em administração pelo Ibmec, é crucial para seu desenvolvimento se sentir entusiasmado. “Meu trabalho tem mais chances de ser executado com qualidade se me sentir feliz com minha posição”, diz. Ele já estagiou e fala sobre como é necessário estar em um ambiente capaz de lhe proporcionar autonomia e confiança. “A atenção aos detalhes é maior e o empenho, também”, constata.  

Como coach de alta performance na Line Coaching, de Campinas, Angélica Ramos afirma: o primeiro passo para fortalecer sua conexão com o quadro pessoal, é dar o exemplo. “Líderes são como um espelho. Quando se tem isso em mente, fica muito mais fácil direcionar as tarefas, para todos alcançarem seus objetivos”. Para Angélica, todos gostam da sensação de pertencimento a algum grupo. Portanto, é necessário criar formas de demonstrar isso aos colaboradores, principalmente a quem estagia. “Na fase inicial da carreira, muitos se sentem perdidos. Apontar seus erros, por exemplo, e direcioná-los aos caminhos certos, é fator imprescindível para começar a fundamentação de suas identidades profissionais”.  

Ainda segundo a especialista, o maior equívoco do gestor é não buscar evoluir com os novos tempos. “Muitos ficam anos sem se aperfeiçoar. Com isso, passam a não compreender seus funcionários, os quais estão acompanhando essas mudanças”, afirma. A coach indica: não fique estagnado e trabalhe sempre suas debilidades! Campanhas de incentivo, elogios e feedbacks são ótimas formas de manter uma comunicação efetiva com cada membro de sua staff. Esteja em constante adaptação às novas demandas do mercado, pois assim, você moderniza sua abordagem e favorece, enfim, o rendimento de todos.

Com essas dicas, você conseguirá ampliar ainda mais o desempenho de seu time. Conte com o Nube sempre!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe