O desafio de muitos líderes é ter seu time engajado com suas funções. Muitos conseguem desenvolver uma comunicação efetiva entre todos e manter a satisfação geral. Entretanto, por diversas causas e justificativas, um colaborador pode acabar incomodado com sua colocação e ir à procura de novas oportunidades. Quer saber quais são os sinais de uma possível demissão e como você pode reverter a situação? Então leia esta matéria!

Oferecer espaço de crescimento e fortalecer uma relação de confiança e segurança com todos é função de todo gestor. Para isso, é necessário se comunicar com os profissionais da equipe. Só assim, é possível deixá-los felizes em suas colocações. Mariana Ambrogi estuda administração pela faculdade Anhanguera, em Campinas. Para ela, a desmotivação pode ser um dos motivos do desligamento. “É um fator decisivo. Já aconteceu comigo e com pessoas próximas a mim. Você deve sentir paixão em estar ali, naquela colocação”, diz.

Além disso, para a universitária, é fundamental fornecer aprendizado e uma boa estrutura, para o interesse ser preservado. “É crucial me sentir importante, pois isso me dá mais ânimo”. A tarefa de reter talentos é uma disputa constante. Por isso, Vladimir Prestes, diretor da SearchInform, listou os principais sinais dados por um colaborador prestes a desistir de seu cargo, com o intuito de orientar gestores e supervisores a tentar reverter a situação. Entretanto, Prestes adverte: “cada um deles, separadamente, não possui grande relevância. Atente-se ao conjunto dos fatores”. São eles:

1. Mudança radical de comportamento. “Em tais casos, o ideal é conversar com o sujeito, entender seus interesses e propor um novo projeto. Considere: a falta de entusiasmo pode estar associada a problemas pessoais, por isso, durante a conversa, o profissional de RH também deve, cuidadosamente, esclarecer esse ponto”.

2. Diminuição da produtividade. Se o rendimento caiu significativamente, é essencial se atentar. “Pode ser resultado da fadiga, do desgaste profissional ou, simplesmente, preguiça. A redução nesse aspecto geralmente não significa nada. Isso apenas poderá gerar suspeitas, principalmente se houverem outros sinais”.

3. Absenteísmo durante o horário de trabalho. Ausências frequentes, sem aviso prévio e sem justificativas claras, podem ser evidências indiretas. “Converse com os colegas dele, verifique se suas suspeitas estão fundamentadas. Se confirmadas, você tem tempo para se preparar para uma conversa e desenvolver um plano de ação”.

4. Muitas chamadas recebidas. “Primeiramente, é necessário esclarecer se não é alguém fazendo aniversário ou se não trata-se de outra espécie de comemoração. Em caso negativo, prepare uma contra oferta, se for uma peça valiosa para a empresa”.

6. Manifestação de descontentamento explícito. Quem está insatisfeito, dificilmente esconde isso dos colegas. Então, é preciso conversar com ele e entender as causas desse desagrado.

Logo, é possível dar mais espaço à compreensão de sua equipe e fornecer, assim, um ambiente mais favorável a sua estabilidade e ao seu desenvolvimento. Portanto, busque sempre fortalecer a comunicação interna e promover ações de incentivo aos efetivos, estagiários ou aprendizes. Com isso, a corporação ganhará um quadro fixo, estável e feliz, promovendo a união e o máximo empenho.

Com essas dicas, você conseguirá fortalecer uma organização bem estruturada e aplicar técnicas para mantê-los juntos à instituição. Assim, você terá resultados assertivos. Conte com o Nube sempre!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe