Conciliar suas obrigações com seu tempo de descanso é um desafio de muitos estagiários. Prazos, cobranças e provas, são alguns dos motivos para deixar os jovens estressados. Nessa situação, é fundamental se acalmar e encontrar maneiras de evitar a sobrecarga. Quer saber como isso é possível? Então leia esta matéria!

Quem tem muitas ocupações durante o dia se pergunta com frequência “como é possível evitar o acúmulo de trabalho?”. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Sono, 98% dos brasileiros se dizem cansados e, 61%, se sentem exaustos. Isso não é diferente para quem inicia sua carreira agora.

Victor Piovesan é estudante de direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Campinas e já estagia na área. Ele confessa já ter exigido muito de si mesmo antes. “Já aconteceu diversas vezes. Porém, sempre tento manejar o tempo da melhor forma possível e evitar isso”, diz.  Para ele, é fundamental evitar essa situação. “Isso pode atrapalhar meu rendimento, inclusive na faculdade”.

De acordo com a coach Joseana Pereira, esse é um desafio para as novas gerações. “Precisamos lidar com mudanças constantes, as quais geram um desgaste por tentarmos dar conta de tudo”. Para ela, é necessário reverter a situação para não prejudicar o bem-estar. “É essencial haver equilíbrio entre a vida pessoal, profissional e acadêmica. Todos precisam andar de mãos dadas”, aponta.

Pensando nisso, Joseana listou quatro passos capazes de contornar a situação. As dicas são:

1 - Mapeamento. Liste suas funções e pergunte-se: todas as tarefas são realmente minhas responsabilidades? Precisarei envolver alguém?

2 - Avaliação. Organize seus afazeres para saber exatamente quais precisam ser feitos em termos de prioridades.  

3 - Planejamento. Estruture seu dia, semana ou mês. Distribua, em uma linha temporal, as atividades de acordo com a avaliação de importância, começando com as urgentes, depois com as necessárias e, assim, sucessivamente.

4 - Cuide de você. Empenhe-se ao máximo, mas ache um tempinho para se divertir, relaxar e celebrar suas conquistas.

Agora, você já sabe como é possível organizar melhor sua rotina e pode executar suas obrigações com calma. Assim, terá mais intervalos para se divertir e relaxar!

O Nube quer saber: como você se ocupa em seu tempo livre? Comente em nossas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe