Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
habilidades-no-estagio-hard-e-soft-skills

Habilidades no estágio: Hard e soft skills 

Notícia | 23/03/2018

Layane Bittencourt

Com o mercado cada vez mais competitivo, muitos buscam por um diferencial, principalmente, quando se está em início de carreira. Seja para conseguir uma vaga de estágio ou aprendizagem ou ganhar destaque no trabalho, é preciso fomentar suas capacidades para estar um passo a frente dos demais. Não sabe como? Descubra em nossa matéria!

A empresa norte americana, CareerBuilder, em uma pesquisa com mais de 2 mil profissionais de recursos humanos, 77% dos entrevistados acreditam: as soft skills são tão importantes quanto as hard skills aprendidas para executar o trabalho. Por meio delas, o estudante está mais preparado para encarar o mundo corporativo. Contudo, qual o significado desses termos?

Hard skills: são as competências técnicas de cada área. É o conteúdo contido em seu currículo, o qual foi adquirido durante a escola, faculdade e no emprego.

Soft skills: se referem às características comportamentais, como a comunicação, negociação, saber agir em equipe, resolução de problemas e tomada de decisão. Assimiladas a partir de suas experiências.

De acordo com a coach executiva e de carreira, diretora da International Coach Federation, Cintia Machado, do Rio de Janeiro, o estágio estimula ambas. A atividade oferece situações concretas onde as habilidades serão desafiadas e colocadas em prática. Além de aplicar o conhecimento teórico obtido em sala de aula, ele estará envolto na realidade da ocupação e todos os seus dilemas. Assim, consolida e amplia seus atributos profissionais.

Como estagiária na WeWork, Letícia Ferro, vê grandes ganhos na vida pessoal e profissional. A startup está lhe proporcionando a oportunidade de criar contato e relacionamento com pessoas, ao mesmo tempo, concede cursos e plataformas de aprendizados para aperfeiçoar suas funções. Portanto, acredita: “quando me tornar líder em algum time ou chegar a sair dessa empresa, estarei muito mais preparada para os requisitos do cargo ou lugar”.

Segundo Cintia, as organizações enxergam a união de ambas capacidades como grandes responsáveis pela obtenção de melhores resultados do negócio e no desempenho de seu estagiário e outros colaboradores. “Elas potencializam a empregabilidade dos jovens em início de carreira, destacando-os de outros concorrentes”, enfatiza.

Todo esse investimento também pode ser feito por conta própria, a especialista aconselha: o conhecimento é fundamental. Antes, permita se conhecer, assim, entenderá quais são os seus pontos fortes e fracos. Depois, adquira novos aprendizados, faça um processo de coaching, busque cursos, leia livros e participe de grupos de estudos. “O protagonismo do seu próprio desenvolvimento é a chave para o sucesso”, enfatiza.

E você? Comece agora a investir em seu talento, faça um estágio e se torne um grande profissional!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete