Muitas vezes, na procura por uma vaga de estágio, o nervosismo pode vir à tona. Ele é responsável por atrapalhar seu desempenho na disputa por uma colocação. Entretanto, esse não é o único vilão de quem busca uma oportunidade. Falta de preparo e comportamento inadequado, também podem prejudicar o candidato. Quer saber como evitar essas questões? Então leia esta matéria!

O Nube perguntou em uma pesquisa: qual atitude você evitaria em um processo seletivo? Dos 38 mil votantes, 44,57% nunca chegaria atrasado. Relatar os defeitos do ex-chefe e de empresas onde já atuaram é a resposta de outros 36,94% participantes. Não ter noções acerca das atitudes inapropriadas para o ambiente profissional pode desfavorecer a imagem de um candidato.

Gláucia Mendes já participou de cinco seleções em sua vida. Dessas, foi aprovada em quatro. Com formação em técnicas de desenvolvimento de sistemas e engenharia ambiental, ela faz agora uma pós graduação em segurança do trabalho pela Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba). Em suas experiências, afirma: ter força de vontade e ser educado são elementos cruciais na busca por uma colocação. “Sempre fui dedicada, disposta e procurei ser sincera em minhas respostas”.

Para a coach Sabrina Amaral, de Campinas, o primeiro passo para a participação em uma entrevista, começa antes mesmo do dia e horário marcados. “É essencial se preparar previamente e pesquisar sobre a corporação. Você deve conhecer os aspectos práticos, como os principais produtos e concorrentes. Também analise quesitos como cultura, missão e valores”. Só assim, é possível se posicionar da maneira correta na seleção.

Ainda de acordo com Sabrina, nas vagas destinadas aos jovens, é comum não haver exigência de experiência anterior na área. “Os entrevistadores estão interessados em saber se quem se candidatou tem o perfil necessário para dar conta do recado”. Por conta disso, a coach aponta características "coringas", as quais se encaixam bem nesses momentos. “Comprometimento, interesse genuíno em aprender, iniciativa, capacidade de trabalhar bem em equipe e preocupação em contribuir”.

Além disso, a especialista listou algumas dicas e orientações para não cometer gafes. São elas:

1 - Procure chegar mais cedo;
2 - Cuide de sua apresentação pessoal e aparência;
3 - Tenha fácil seu currículo eletrônico e, se necessário, uma cópia física atualizada;
4 - Atente-se à sua fala e verifique, de tempos em tempos, se estão, de fato, entendendo a informação transmitida;
5 - Evite interromper quem está falando e demonstre interesse fazendo perguntas pontuais;
6 - Transmita segurança em sua fala;
7 - Caso tenha experiências prévias, jamais fale mal da sua antiga corporação;
8 - Seja natural, mas não use gírias. Obviamente, palavrões são proibidos;
9 - Corrija sua postura: ela não pode transmitir desânimo e apatia, tampouco ser interpretada como arrogante ou prepotente.

Pronto! Agora, você já sabe quais atitudes deve evitar para conseguir chamar a atenção dos recrutadores e conseguir sua contratação. E aí, já pensou onde gostaria de estagiar? Conte para nós em nossas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe