Estudar no exterior é uma experiência enriquecedora para o currículo e muito valorizada aos olhos do empregador, assim como a realização de um estágio. Existem diferentes tipos de programa capazes de oferecer esse passo a mais na carreira. Listamos aqui alguns dos mais prestigiados.

O processo varia muito de acordo com a bolsa escolhida, mas em todos os casos, há pré-requisitos básicos a serem cumpridos, como, por exemplo, comprovação da proficiência em um idioma estrangeiro e uma lista de documentos, os quais contem um pouco da história do candidato.

Veja cinco opções:

1- Líderes Estudar: proporcionado pela Fundação Estudar, existe há mais de 25 anos e reúne jovens talentos do Brasil inteiro. Não é necessário ter uma formação acadêmica específica, nem ter chegado a cargos altos em uma empresa, mas sim, demonstrar excelência, dentro do perfil. O processo de seleção envolve sete etapas, com testes de lógica, vídeo sobre a trajetória e entrevistas. A partir daí, o interessado recebe o convite para o painel com ex-bolsistas e passa por mais uma rodada de perguntas sobre suas conquistas e planos. A instituição também leva em conta o nível de comprometimento. Podem participar jovens de 16 a 34 anos, matriculados, em processo de aceitação ou cursando o ensino superior. As inscrições vão até o dia 26 de março. Inscreva-se: http://bit.ly/2Er5LDh.

2- Chevening: oferecida pelo governo do Reino Unido, tem traços em comum com muitos outros editais, inclusive a exigência de testes de fluência em inglês, como o IELTS. Também é necessário enviar diplomas, certificados e também se destaca quem consegue contar bem sua própria história. Itens como a descrição de experiências de liderança, a capacidade de networking e de proatividade são avaliados. Saiba mais: http://bit.ly/2Bm5gsg.

3- Fulbright: possui uma comissão no Brasil e já levou mais de 3.500 brasileiros aos Estados Unidos. Possibilita diversas opções, desde mestrado, até bolsas de doutorado. Há, em resumo, três etapas principais. A primeira delas trata-se da análise dos documentos enviados, como histórico escolar e projeto de pesquisa. Já a segunda conta com um esquema de peer-review, no qual as informações são verificadas por acadêmicos. Por fim, há conversas presenciais, por telefone ou por Skype. Acesse: http://bit.ly/2EfTQEO.

4- Endeavour: é uma das mais desejadas. Promovidas pelo governo da Austrália, atraem alunos não apenas por seus benefícios generosos, mas também pela oportunidade de entrar em universidades renomadas. O recrutamento é competitivo e trabalhoso. É preciso ler o edital com calma para atentar-se às normas, escrever o essay de acordo com as exigências e escolher bem quem vai dar suas recomendações. Uma dica valiosa também é não esquecer as diferenças do fuso horário. Para garantir não perder o prazo, programe-se para enviar sua candidatura um dia antes.

Pedro Henrique de Cristo, formado em Administração e mestre em design de Políticas Públicas pela Universidade de Harvard, é um exemplo para quem quer fazer parte do Líderes Estudar. Ele foi selecionado e depois de cursar o mestrado, aplicar seu aprendizado nas favelas do Rio de Janeiro e desenvolver diversas iniciativas de geração de impactos positivos no país, fez parte da banca avaliadora como o mais jovem entrevistador até então. “Na Fundação Estudar primeiro você ganha a bolsa, depois você descobre ter conquistado muito mais. Porque essa é, realmente, a melhor rede profissional do Brasil. Me sinto muito honrado em ter sido selecionado e continuar sendo apoiado frequentemente”, incentiva Cristo.

E você, está preparado para o desafio? O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe