Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
equipe-presencial-ou-remota

Equipe presencial ou remota? 

Notícia | 20/03/2018

Layane Bittencourt

Com as constantes transformações do mercado, é comum ter uma equipe com colaboradores espalhados por diversos estados e até países ou ter parte de seu time fazendo home office. Assim, diversas corporações aplicam um modelo misto: parte das pessoas trabalham presencialmente e a outra, em casa. Contudo, qual deles é mais integrado? Saiba mais em nossa matéria!

Rodrigo Assis, sócio-diretor e responsável pela área de RH da D'Gitais, do Rio de Janeiro, aplica os dois métodos na empresa. Para aumentar o bem-estar dos funcionários e reduzir custos, a startup optou por implementar o modo remoto. Contudo, ainda percebe maior produtividade quando o profissional está presente. Segundo ele, “o ideal é ter uma mescla dos dois, usando da melhor forma as capacidades, os pontos fortes de cada um”.

Contudo, quando se fala sobre qual delas é mais conectada, surgem diversas opiniões. Segundo a Head of Community, Karine Silveira, da Impulso, nenhum grupo se mantém 100% dessa forma. Se observarmos, já estamos exercendo nossas funções remotamente. Ela exemplifica: em uma companhia com milhares de profissionais, nem todos estão em um único prédio ou em uma mesma sala. Portanto, todos precisam interagir entre si, mesmo com a distância.

Para torná-los cada vez mais incluídos, não há uma única prática ou uma medida mais importante a ser feita. De acordo com a especialista, “são necessários pequenos valores, uma cultura forte, políticas bem definidas, os quais se complementam e se reforçam, permitindo ao time evoluir e gerar melhores resultados”.

A melhor forma de integrar todos os colaboradores é envolvê-los nas tomadas de decisões. Isso vai acarretar em um aumento da produtividade e da entrega de projetos com mais qualidade. Karine indica algumas ações: “pode-se realizar em um dia ou uma manhã, dinâmicas de ideação e co-design, por exemplo, com papel, canetinhas coloridas. Assim, todos os envolvidos estarão imersos em um ambiente de cooperação e criatividade”.

Independentemente de qual sistema a organização aplica, é necessário entender e reconhecer as mudanças constantes nas relações de trabalho e no mundo. Enxergar em cada indivíduo um potencial a ser explorado e agregar suas competências ao crescimento de seu negócio, é uma medida fundamental.

E você? Qual delas você acha mais integrada? Compartilhe com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe