Definir quais passos você irá seguir é uma tarefa difícil para muitos. Entretanto, ela se faz necessária se você busca por ascensão em sua carreira. Quando se termina a primeira graduação, muitas dúvidas podem surgir. Devido à grande competitividade do mundo corporativo, é importante não parar de investir em você depois da formatura. Há maneiras eficientes de se chegar a uma resposta satisfatória? Leia esta matéria e descubra!

O Nube perguntou aos jovens: qual seu plano para o futuro? Para 38,62% dos 2276 votantes, concluir seu curso e fazer uma pós é a prioridade. Outros 27,81% almejam trabalhar em uma grande organização. Ter a própria empresa e alcançar um cargo de liderança empataram como o foco principal para 16,78% dos estudantes. Para cada um dos casos, você deve ter um projeto bem estruturado e ir atrás dele.  

De acordo com a coach e especialista em RH, Márcia Avona, a autodescoberta é um processo crucial na hora de determinar seus próximos passos. “O estudante deve identificar seus pontos fortes e fracos, descobrir como ele lida com as emoções e suas possíveis reações a imprevistos”. Para ela, só a partir daí você define as áreas de sua afinidade e, assim, administrar sua carreira de maneira estratégica.  

Segundo Márcia, é fundamental manter-se atualizado sempre. “A constante busca pelo saber é essencial para não se perder no seu nicho. É preciso traçar objetivos e ir em direção a eles”. Além disso, essa procura traz diversos benefícios. “As boas formações, as leituras e até mesmo as interações pessoais, contribuem para a formação profissional. Isso pode te colocar à frente dos concorrentes”, afirma.

Antes mesmo de encerrar o bacharelado em jornalismo, Daniela Reis já sabia quais rumos iria seguir. Atualmente, finaliza seu mestrado na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Questionada sobre como traçou seus objetivos, a universitária diz: “a primeira etapa foi ter contato com quem conhecia bem o campo acadêmico”. Para ela, isso foi necessário para começar a entender sua especialização. “Depois, houve um processo de autoconhecimento, o qual me fez perceber as qualidades básicas para seguir esse caminho”, constata.

Quando você se oferece a oportunidade de estar em constante evolução, você garante excelência em seus serviços e terá mais foco, inclusive, para seguir novas direções. Portanto, mantenha-se sempre atualizado com as novas demandas do mercado profissional e garanta, assim, sua permanência entre os melhores.

E aí, tem algum projeto para seu futuro? Conte para nós em nossas redes sociais. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe