Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estagio-x-estudos-como-se-organizar

Estágio X Estudos: como se organizar? 

Notícia | 19/03/2018

Layane Bittencourt

Você quer ser um estagiário, mas não sabe como conciliar a atividade com a universidade? Essa dúvida paira na cabeça da maioria dos estudantes. Afinal, muitos procuram o estágio por oferecer o ingresso no mundo do trabalho e também para averiguar se a carreira escolhida corresponde às suas expectativas. Veja algumas dicas para se dar bem nas duas!

Essa prática te proporciona o contato direto e eficaz de como o conteúdo aprendido em sala de aula é aplicado no mercado. Assim, é possível vislumbrar como é a vivência da profissão e aprimorar suas habilidades naquele segmento. Contudo, muitos jovens têm dificuldade em aliar as duas atividades. Isso se dá por dois motivos: falta de foco e disciplina. Resultado: acúmulo de afazeres e baixo rendimento, pois não se empenhou da mesma forma e intensidade.

Para não deixar isso acontecer, as consultoras e coaches, Renata Ferraz e Léa Folena, da UpTraine Consultoria & Treinamento, do Rio de Janeiro, consideram como palavra chave: organização. “As tarefas da faculdade te trazem conhecimento técnico e a atuação no mundo empresarial, a vivência. Ou seja, ambos são importantes, sendo assim ela será sua grande aliada”, recomendam.

Segundo as especialistas, atualmente, saber coordenar a rotina é como ter um super poder, pois as demandas do dia a dia são grandes e, consequentemente, a cobrança por resultados aumentam. E querer fazer tudo ao mesmo tempo, não é assertivo. Portanto, elas orientam a você tomar três medidas fundamentais:

- Listar as tarefas: é uma forma de visualizar melhor e identificar quais são as suas prioridades, levando em consideração, prazo e volume do trabalho.

- Criar mecanismos de alerta: você terá controle sobre as atividades já realizadas e saberá quais ainda precisam ser feitas. Além disso, pode ajudar a planejar datas e horários e manter o foco para uma prova ou apresentação.

- Evitar perda de foco: a concentração é imprescindível para ter bons resultados. Fatores externos, como redes sociais e grupos de WhatsApp costumam tirar a atenção. Reserve um momento no seu dia para cuidar desses assuntos, só não fique 100% do dia conectado.

A estagiária Marcella Costa, da Pineapple Hub, revela como lida com esse desafio: “o grande segredo é transformar certas coisas em prioridades e saber otimizar o tempo. Para mim, isso é muito valioso”. Em seu cotidiano, ela costuma separar quais atividades irá fazer em determinados períodos. Há momentos para se dedicar às tarefas corporativas, aos assuntos da faculdade, e também para o lazer, como ir à academia, ficar com a família e sair com os amigos.

Os obstáculos irão surgir em sua jornada, mas a estudante aconselha: você deve considerar cada um deles como parte de uma fase, os quais em algum momento serão resolvidos. Tudo isso, fará de você mais preparado para os próximos empecilhos. Assim, terá sucesso e alcançará todos os seus objetivos!

E você? Está preparado para enfrentar essa nova etapa? Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete