Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-engajar-uma-equipe

Como engajar uma equipe 

Notícia | 16/03/2018

Vinícius Lima

No decorrer dos anos, o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo e exigente. O líder, por sua vez, tem um grande desafio em mãos: cobrar resultados sem ser visto como vilão por seus colaboradores. Quando o trabalho é executado sem vontade, a produtividade cai. Portanto, é fundamental saber como impulsionar seu time em rumo à satisfação e aos resultados. Descubra como nesta matéria!

O Nube perguntou aos jovens por meio de uma enquete: quais situações são as mais desmotivadoras? Para mais da metade dos 8.380 votos, ou seja, 56,61%, nunca ser reconhecido é a principal causa. No processo de engajamento, um passo essencial é elogiar, reconhecer e valorizar seu colaborador.

A mentora de líderes Mariana Salomão, de Campinas, listou três passos necessários para gerar uma política de satisfação com o trabalho. São elas:

1. Conheça seu liderado. Para isso, é preciso entender o perfil comportamental e o estilo de comunicação de cada membro da corporação. “É importante estar próximo, presente em cada contato”, diz a especialista. “Utilizar o mesmo estilo e linguagem para todos não é eficaz. Empatia sempre”, aponta.

2. Faça perguntas inteligentes a seu time. “As soluções podem ser construídas em conjunto e todos podem se responsabilizar pelos planos de ação. Essa será uma oportunidade incrível para todos poderem contribuir com seus talentos, competências e criatividade”, indica.

3. Assertividade na comunicação. “Isso é diferente de ser agressivo. Falar de maneira clara, direta e honesta, na hora certa, para as pessoas certas. A falta de objetividade mata a performance de todos e destrói a confiança entre gestor e colaborador”.

Ainda segundo Mariana, não podemos falar de liderança de alta performance sem entender o comportamento humano. “Apoiar e comprometer-se com a equipe é fundamental para os resultados. Para sobreviver na concorrência de talentos atual, é primordial entender isso”. Para ela, não há mais espaço para os antigos “chefes”. “Esses podem até alcançar altos cargos, mas não permanecerão em suas posições com os baixos de suas staffs mail lideradas”, conclui.

Para Austin O. Christopher, diretor de comunicação e web-empreendedor, é extremamente importante trabalhar motivado. Para ele, quanto mais você se identifica e gosta de suas atividades, melhor será a execução delas. Christopher já trabalhou em circunstâncias menos favoráveis e garante: é essencial ter uma boa relação com seus líderes para poder desenvolver suas funções. “É preciso receber apoio”, conclui.

Com essas dicas, você conseguirá organizar melhor seu time e aplicar técnicas para mantê-los felizes e realizados com suas tarefas. Assim, você terá resultados significativos e duradouros. Conte com o Nube sempre!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete