Você já pensou em como ser uma pessoa proativa, principalmente no ambiente de trabalho? A habilidade é cada vez mais procuradas pelas empresas quando se está em busca de novos profissionais. Saiba mais!

A competência é uma das mais procuradas hoje no mundo corporativo, justamente, pela necessidade das lideranças de terem pessoas interessadas e prontas a novos desafios. Se você deseja desenvolvê-la, o coach Alexandre Rangel, da Alliance Coaching, separou algumas dicas.

1 – Traga soluções: os problemas existem de todas as naturezas, dos mais simples aos mais complexos, e as companhias querem resoluções para eles.

2 –Tenha uma visão geral do processo: em uma seleção, o candidato pode demonstrar essa característica ao passar interesse, ou seja, conversar com os entrevistadores sobre cada etapa, propor alternativas quando houver um possível impasse de horários, remanejamentos de datas e outros pequenos obstáculos.

3 – Não inclua no currículo: por ser algo muito subjetivo, deve ser percebido e julgado pelo outro e não pela própria pessoa. Relatar realizações durante a entrevista e citar as ações desenvolvidas para sanar dificuldades valerão muito mais.

4 – Foque na atitude: por exemplo, se alguém reclama sobre a temperatura do ambiente estar muito fria, em vez de concordar e também se queixar, o proativo se levanta e regula o termostato do ar condicionado. Se é solicitado a alguém se prontificar a exercer um papel na dinâmica, já se apresente querendo contribuir. São ações simples, mas muito observadas e valorizadas.

5 –Treine: a questão fundamental é querer mudar e, para isso, é preciso estar aberto para receber feedbacks e começar a treinar a transformação de atitude no dia a dia, quando estiver diante dos desafios.

6 –Se questione: diante de uma situação-problema, faça as seguintes perguntas e escreva a resposta em uma folha de papel:

    Qual parte da situação você pode influenciar ou controlar?
    Você prefere estar no controle ou se colocar na posição de vítima?
    Culpar o outro ajuda a resolver?
    Como você pode contribuir para melhorar o ocorrido?
    Se você fosse melhorar uma pequena parte do ocorrido, você se responsabilizaria por qual?
 
A atividade auxiliará a identificar onde é possível agir e quais ações tomar.

Sergio Toledo é diretor-geral da Centurion Segurança e Vigilância, com atuação em São Paulo e Campinas e conta como a proatividade impacta positivamente no desenvolvimento do grupo. “O profissional dotado dessa habilidade já busca saídas, quando enxerga possíveis crises e pensa em alternativas para solucionar uma adversidade já instalada, ocasionando o menor impacto possível. Já quem não se enquadra nesse perfil, causa a desmotivação da equipe”, ressalta.

Para os líderes, fica a dica de aceitar erros e interagir de forma às pessoas se sentirem seguras em ousar, para, assim, encontrar novas formas de encurtar os processos.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe