Você se sente desmotivado em seu estágio, aprendizagem ou emprego? Essa sensação pode ser um problema sério para quem quer crescer na carreira. Quem não se sente incentivado é, consequentemente, menos produtivo e, com o tempo, se sentirá insatisfeito com o trabalho. Mas como fazer para não deixar o desânimo tomar conta de nós? O Nube responde sua pergunta!

Há várias razões para isso acontecer. O psicólogo e CEO da rede Minds Idiomas, Augusto Jimenez, pontua duas principais: a infelicidade na carreira e problemas no clima organizacional da corporação. Enquanto o primeiro, é uma questão individual, o segundo é o mais comum e envolve diretamente as organizações. Segundo ele, quando algumas delas: “não escutam os seus colaboradores, pressionam e cobram por resultados abusivos, geram insatisfação nos funcionários. Logo, tem muito mais ligação com a empresa, e não com o colaborador em si”, esclarece.

Entretanto, mesmo com o empreendimento desempenhando um papel importante nesse quesito, ele não é e nem deve ser o principal incentivador. A motivação deve vir internamente, pois só você é capaz de compreender seus gostos, objetivos e dificuldades. Você é o grande responsável pelo seu estímulo. Dessa maneira, estará pronto para superar todos os obstáculos, inclusive os dias ruins.

Para te ajudar a manter uma rotina positiva, o especialista lista cinco dicas para colocar em prática hoje:

1. Fuja da rotina: estabeleça quais são suas atividades cotidianas e as intercale com tarefas diferentes. Entre uma ação e outra, escute uma música, tome um café e distraia a mente.

2. Escute mais: seja o seu gestor ou os colegas, é importante realizar essa prática. Ao ouvir, ler e processar conteúdos realmente importantes, conseguimos tornar a semana mais proveitosa.

3. Se mantenha no presente: durante os períodos de cortes e demissões, é normal se preocupar se será o próximo da lista. Entretanto, é interessante praticar mindfulness e manter uma planilha com as funções. Ao final do expediente, você terá a sensação de dever cumprido e a sua mente ficará relaxada.

4. Fique longe de fofocas: quando surgirem assuntos desse cunho, levante da sua mesa ou caminhe pelo bairro, mas não participe. Esses pensamentos levam a conversas ruins e estragam o dia de qualquer um.

5. Faça algo prazeroso: seja um esporte ou conversar com um amigo, não deixe de reservar um período do seu tempo para fazer algum hobby, por exemplo. Isso será refletido no seu trabalho e fará de você um colaborador melhor e mais feliz.

Luciana Moura é estagiária na Alcance Construtora, do Rio de Janeiro. Conciliar o estágio e a faculdade é uma tarefa difícil. Portanto, muitas vezes, o desânimo e a exaustão tomam conta de si. Para reverter a situação, ela se concentra em seu objetivo final: ganhar experiência. “Meu plano é aprender muito nessa instituição, porque tenho projetos maiores”, revela. Assim, enfrenta mais um dia!

Gostou das dicas? Esteja aberto às mudanças, para assim, trilhar uma jornada formada por grandes conquistas e sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe