Muito se fala sobre as transformações no mundo do trabalho. Ainda mais, sobre os requisitos de um bom profissional. Acredita-se: os futuros profissionais são os jovens de hoje, pois são inovadores, talentosos e dispostos a aprender. Contudo, ter uma equipe multigeracional, onde há a interação entre pessoas das mais diversas idades, pode ser muito vantajoso para a sua empresa. Entenda o por quê!

Se compararmos as características de cada geração: tradicionalistas, baby boomers, X, Y e Z, percebemos como cada uma tem sua maneira de enxergar o trabalho, pois viveram em contextos diferentes. São visões distintas, onde determinados aspectos ganham mais relevância. Enquanto uns prezam pelo comprometimento, outros desejam o imediatismo e, há também, quem acredita na colaboração. Com isso, criam-se alguns estereótipos.

Contudo, esses rótulos não são regra. Marcelo Olivieri, diretor da Trend Recruitment, em sua experiência como recrutador, relata: “já entrevistei profissionais com mais de 50 anos, extremamente ávidos e movidos pelo propósito, enquanto encontrei millenials, optando pela estabilidade e segurança.  Ou seja, não existem caixinhas, mas sim, momentos de carreira”.

Além disso, para o especialista, é preciso compreender: “a coexistência no ambiente corporativo não só é necessária, como é favorável para o aprendizado e desenvolvimento das equipes”. Mesmo com alguns choques de opiniões e diferentes perspectivas, o ideal é incentivar essas relações.

O analista Business Intelligence, Matheus Moreira, do Banco Santader, de Osasco, desde seu primeiro emprego sempre foi o mais novo. Para ele, há alguns desafios em trabalhar com pessoas mais velhas, principalmente, por terem ideias divergentes das suas. Contudo, ele afirma: “o aprendizado é inevitável, pude aprender muito com relação aos temas profissionais do dia a dia e isso me fez chegar onde estou hoje”.

Já temos cinco gerações coexistindo dentro do mundo corporativo. Portanto, é necessário aceitar a diversidade e valorizar os atributos de cada grupo, visando a colaboração e integração do time, para o crescimento da organização. Para o especialista, em um processo seletivo, a data de nascimento não deve ser levada em consideração. Mas sim, as competências profissionais e a capacidade de cada indivíduo de se adaptar a cenários diversos e cada dia mais mutáveis.

E você? Está preparado para ter um time multigeracional? Sem dúvidas, essa troca é muito rica para o futuro do seu negócio!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe