Desenvolver e mostrar suas habilidades é um problema para muitos, não só em processos seletivos, como também durante seu tempo de estágio. Isso porque o jovem pouco conhece sobre as práticas do mundo corporativo. Portanto, separamos algumas dicas essenciais para conseguir ampliar suas capacidades e se tornar um destaque entre a equipe. Leia a matéria e saiba como!

O Nube perguntou a universitários e secundaristas: qual o seu maior desafio durante uma seleção? Com mais de 7 mil votantes, a alternativa mais escolhida foi “explicar porquê a empresa deve contratá-lo”, com 40,67% dos votos. Já para 22,73%, “apontar seus defeitos” é a maior dificuldade. Ser analisado é algo intimidador para grande parte dos estudantes, mas o problema não para por aí: as dúvidas sobre como aplicar seus talentos se estendem para depois da contratação. O momento de assumir suas tarefas pode ser amedrontador e, para diminuir a tensão, a ansiedade e aumentar seu preparo para esses momentos, o essencial é conhecer bem a corporação.

Porém, você deve estar pensando: “como conhecerei a cultura de um lugar sem nunca ter trabalhado lá?”. Segundo Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers, “quando o profissional passa por uma entrevista, pode aproveitar esse momento para descobrir várias informações da instituição”. É possível entender melhor seus valores por meio das perguntas feitas, pelas atividades propostas e por todas as informações apresentadas. “A atenção nesse momento pode garantir um bom resultado no futuro”, sugere Madalena.

Para ela, mesmo quando não se participa de um método de seleção, é possível entender melhor sobre as normas adotadas. “A Internet é uma grande aliada nesse processo. Itens como ‘missão’ e ‘visão’, por exemplo, são importantes nessa hora e, por muitas vezes, esses elementos são encontrados facilmente por meio dos sites institucionais ou até mesmo em suas redes sociais.

Lucas Campos se formou em administração pela Universidade Federal Fluminense no último semestre de 2017. Já tendo estagiado na área, o formando diz: “entender os princípios da empresa é primordial para agir de acordo com o esperado”. Segundo Campos, é importante enxergar a atividade com responsabilidade. Para ele, quando você trata seu cargo como profissão, você mostra aos gestores seu nível de entusiasmo por aquilo e sua vontade em se desenvolver. Entretanto, os líderes também devem mostrar interesse e investir nesse novo talento, pois possui muito potencial. “Você deve se sentir parte da equipe e não apenas um membro descartável”, aponta.

A todo instante, você terá chances de desenvolver suas capacidades, ampliar suas habilidades e se tornar um profissional mais bem preparado. Assim, sua evolução é constatada por todos os seus colegas, inclusive pelos supervisores. Portanto, aproveite todas as oportunidades de crescimento oferecidas em seu caminho, pois cada uma delas é valiosa.

Gostou das dicas? Então nos conte em nossas redes! O Nube acredita em seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe