Como você se porta em suas redes sociais? Seus perfis do Instagram, Facebook e LinkedIn são constantemente averiguados por gestores ou selecionadores em busca de um estagiário ou aprendiz responsável e engajado. Às vezes, o problema está em usufruir da liberdade no mundo cibernético de forma equivocada, prejudicando, assim, sua imagem pessoal. Quer saber como evitar essa situação? Então veja estas dicas!

O Nube perguntou aos jovens: “você se preocupa com o conteúdo de suas publicações?”. Dos, 4076 participantes, 64,45% confirma: “sim, evito ações comprometedoras”. Outros 24.07% disseram “sim, porque algumas empresas monitoram”. Esse resultado mostra a conscientização dos estudantes em relação aos famosos ‘posts’ compartilhados no mundo digital. Para Fernanda Andrade, gerente de hunting e outplacement da NVH, “as novas mídias são parte da estratégia de seleção, tornando o trabalho mais efetivo e focado. Elas auxiliam a encontrar pessoas alinhadas às necessidades da companhia”.

Além disso, a especialista aponta outras vantagens: “a Internet abriu a possibilidade de considerar aspectos pessoais do possível contratado, objetivos de vida e carreira, entre outros relevantes aspectos”, aponta. Por isso, é essencial manter seus perfis atualizados. Para Wilany Morais, aluna de administração, é importante se atentar ao conteúdo compartilhado na web. Segundo a universitária, “não dá para se relacionar com alguém com preconceitos, se no ambiente há miscigenação, por exemplo”. Para ela, a sondagem é feita justamente para evitar desconforto e conflitos graves no futuro.

Segundo o coach Raphael Araújo, do Rio de Janeiro, a utilização das plataformas digitais em processos seletivos é fundamental e uma realidade. “Encontrar aspirantes a uma vaga pelo LinkedIn, por exemplo, traz velocidade às entrevistas, pois é possível conhecer seus candidatos”. Para Araújo, “é preciso levar em consideração as fotos, manifestações políticas e as atividades comuns das pessoas nesse universo”. Entretanto, o especialista adverte: “não precisa mudar quem você é ou fingir ser alguém diferente. Mentira tem perna curta e a verdade sempre aparece!”.

Dentre as recomendações do coach, está a necessidade de se preservar e entender os modelos atuais de interação social. “É preciso cuidar, se preservar. Hoje, já não existem diferenças entre vida profissional e pessoal. Há somente uma englobando familiares, amigos e colegas de trabalho”. Araújo ainda indica: “ter bom senso é uma excelente saída. Evite escrever sobre suas posições de forma agressiva ou fazer comentários criticando sua antiga ou atual corporação. Também pense antes de opinar de maneira preconceituosa, incitando o ódio ou até mesmo liberar fotos ou vídeos dos exageros de um final de semana na balada com os amigos”, conclui.

Portanto, é fundamental entender: é possível se expressar, compartilhar uma opinião ou uma posição sua sem se comprometer no mundo corporativo. Buscar a neutralidade é a solução mais adequada. Afinal, as melhores coisas da vida não estão atrás de uma telinha de celular ou computador!

Com essas dicas, você já sabe como é possível manter seu marketing pessoal bem estruturado. A preocupação sobre sua postura no ramo empresarial é fundamental para seu desenvolvimento humano e profissional. O melhor: pode garantir a conquista de uma vaga de estágio ou aprendizagem! E aí, gostou? Conte para nós em nossas redes! O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe