Uma das partes mais difíceis de empreender é dar o passo inicial. A motivação de abrir o negócio próprio e ser independente vem, na maioria das vezes, aliada ao medo de arriscar. Se tornar um empresário é o sonho de muitas pessoas, mas essas, no entanto, acabam adiando por não saberem como começar.

Juliana Escandura, diretora-executiva e sócia da Elu! Live Marketing, passou pela mesma situação. Insatisfeita com o trabalho em uma multinacional e com ânsia de virar sua própria chefe, ela apostou em seu potencial. “No começo foi difícil, a empresa se resumia em dois funcionários. Atualmente temos mais de 40 colaboradores e eles desenvolvem, em média, 500 projetos por ano”, conta. Ela diz ter ficado um ano estudando a área e montando seu planejamento estratégico. “Queria saber onde entrar primeiro”. Em seu portfólio, a organização já conta com nomes como Sanofi, Pfizer e Adobe.

O caminho entre a ideia e o sucesso não é fácil. Para auxiliar, veja algumas dicas:

1- Estude bastante: antes de se arriscar, procure saber mais sobre o ramo, vendas, marketing e inovação. Também há diversos cursos, inclusive alguns gratuitos.

2- Use as desvantagens a seu favor: dificilmente alguém no início já vai estourar e aumentar os horizontes. Toda companhia de sucesso, um dia, foi pequena e desconhecida.

3- Inove: oferecer algo novo para os clientes é essencial e impulsiona a corporação.

4- Dedique-se: engana-se quem acredita em uma empreendimento próprio, como sinônimo de delegar funções e não ter horário fixo. Lidar pessoalmente com tudo é imprescindível.

5- Não desista nos primeiros obstáculos: a persistência e a capacidade de evoluir a partir dos erros são fatores muito importantes.

“Com a experiência, descobri não existir fórmula para lidar com os desafios diários. O êxito vem de como você enfrenta as situações, se vai aprender com os fracassos anteriores”, pontua Juliana.

Pra quem deseja examinar criticamente seus pontos fortes e fracos e colocar seu projeto de vida em ação, o Sebrae no Rio de Janeiro está com um treinamento gratuito. O início será em 6 de março, no Centro de Nova Iguaçu. “O curso possibilita ao participante se concentrar em seu perfil como empresário e aperfeiçoar suas habilidades na criação e condução do negócio, enxergando novas oportunidades”, afirma a instituição. Para se inscrever e obter mais informações, basta ligar no telefone: 0800 570 0800.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe