Para ter resultados positivos e alcançar o sucesso, uma palavra é essencial: empenho. Porém, por muitas vezes acabamos extrapolando nesse quesito e esquecendo de algo tão essencial quanto isso: nosso bem-estar. Executar tarefas com sono ou exaustão podem, inclusive, atrapalhar essa busca por seus sonhos. Portanto, é necessário investir em horas de folga e diversão. Entenda mais nesta matéria!

O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) realizou uma pesquisa em 2013 com 1.499 internautas do painel CONECTAí. Segundo o levantamento, 98% dos brasileiros se dizem cansados. Desses, 63% já acordam com a indisposição. O número é ainda maior entre os jovens: quem está entre 20 e 29 anos forma o grupo com mais sensação de fadiga: 99%. Os dados mostram a realidade do país: muito esforço e poucos momentos de descontração.

Luara Pires é estudante na área de recursos humanos na Faculdade Anhanguera de Niterói, do Rio de Janeiro. A universitária também estagia e diz já ter se sentido sem energia por conta de sua rotina, mas se mantém otimista: “meu sacrifício será recompensado”. Mesmo assim, é necessário ter uma momentos para acalmar a correria do cotidiano. “Não podemos ficar conectados sempre às obrigações, pois isso acaba se tornando estressante”, constata.  

Para Leandro Passos, coach de gestão de tempo e produtividade, o desempenho só é bom quando cabeça e corpo estão relaxados. “Fica mais fácil compreender isso se olharmos para os atletas de alta performance e a atenção dada por eles a esse aspecto”, exemplifica. Segundo o especialista, poucos se atentam a essa questão. “Porém, persistir no trabalho sem o devido repouso é um amplificador de esgotamento. Com isso, você reduz sua autoconfiança e autoestima, necessárias para um bom rendimento”, conclui.

Segundo o coach, a solução é a administração dos seus horários. Passos ainda exemplifica: ao dar pausas, por exemplo, de cinco minutos a cada 60 trabalhados, você consegue ter maior foco e reduzir dores musculares, ansiedade e irritação. Existem várias formas de organizar melhor seu tempo e proporcionar, assim, mais vitalidade ao seus serviços. Entretanto, o gestor explica: “A técnica é essencial, mas sem a ajuda da sua mente, ela é semelhante a um excelente manual em uma língua estrangeira com um detalhe: você não a compreende”.

Para ele, gerenciar esses intervalos e evitar realizar muitos afazeres simultaneamente, são ótimas maneiras de evitar uma sobrecarga. Porém, o profissional ressalta: “tenha clareza dos seus objetivos, mas aproveite o percurso. Acredite, ele é a melhor parte!”. Portanto, é importante saber: o ser humano não é feito de ferro. Ou seja, não somos indestrutíveis, tampouco inquebráveis. Respeitar nossas necessidades básicas também faz parte de alcançar o sucesso.  

E aí, quais atitudes você vai tomar para recarregar sua bateria? Conte para nós em nossas redes sociais! O Nube te deseja um excelente descanso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe