Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
empatia-no-trabalho

Empatia no trabalho 

Notícia | 02/03/2018

Layane Bittencourt

Você já se perguntou como está seu colega de trabalho hoje? Ou o seu colaborador? Se surgiu essa preocupação, saiba: você está praticando a empatia. Essa atitude configura-se como a capacidade de se colocar no lugar do outro e buscar entendê-lo. Veja a sua importância e como praticá-la em nossa matéria!

Para Paloma Almeida, psicóloga e consultora organizacional da ASeleta, do Rio de Janeiro, a empatia é fundamental para conseguirmos resolver melhor os conflitos no ambiente laboral e, consequentemente, alcançar bons resultados. “Ela também melhora a qualidade das nossas relações interpessoais e torna o líder mais eficaz por desenvolver competências ligadas à gestão de pessoas”, acrescenta.

Com o posto de supervisão, essa habilidade é exigida de Gabriela Almeida, do Nube. Ela acredita na sua importância para fortalecer o relacionamento de seu time, tornando-o mais unido e harmonioso. “Eu procuro criar uma relação de transparência e confiança com os meus colaboradores. Não só falar, mas ouvir é fundamental para o sucesso do grupo. Então, me deixo à disposição para conversar e entender suas opiniões”, releva a gestora.

Para a especialista, se você não tem uma companhia engajada no desenvolvimento de pessoas, você precisa ter a atitude de buscar essa aptidão por conta própria. Pensando nisso, a psicóloga separou algumas estratégias:

Por parte do próprio indivíduo, duas grandes questões podem fazer esse estímulo:

Autoconhecimento: buscar se conhecer vai transformar a visão de si mesmo, e por consequência, do outro.

Convivência: procurar se relacionar com pessoas diferentes de você. Aprender a enxergar as diferenças ajuda a estimular a tolerância.

Por parte das corporações, existem algumas ações:

Job rotation: proporciona ao colaborador ter uma vivência em outro setor da organização.

Reuniões: uma boa forma para resolver problemas internos com pessoas de diferentes setores.

Treinamentos comportamentais: podem ser bastante úteis para o fortalecimento das equipes, tornando-as mais coesas.

Processos de coaching: facilitam o processo de autoconhecimento.

Você costuma exercer a empatia? Aproveite essa habilidade, pois trará muitos frutos para a sua vida pessoal e profissional. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete