Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-sair-bem-em-uma-entrevista-de-estagio

Como se sair bem em uma entrevista de estágio? 

Notícia | 01/03/2018

Layane Bittencourt

Está em busca de um estágio? Os primeiros meses do ano são a melhor época para quem quer ingressar no mercado. Para isso, é preciso enfrentar um processo muito temido por vários estudantes: a entrevista. O Nube separou algumas dicas para lidar com esse momento e alcançar a tão sonhada vaga!

A maioria dos jovens ficam apreensivos. É natural, pois estamos enfrentando uma situação decisiva de nossa carreira, sem contar o fato de estarmos em um ambiente com pessoas desconhecidas nos analisando. Alguns preferem ensaiar possíveis respostas. Essa fórmula pode funcionar para uns, mas para outros, nem tanto.

A nova estagiária da Rede TV, de Osasco, Olívia Moderno passou por isso. Em seu primeiro processo seletivo, ela se sentiu nervosa e percebeu como a atrapalhou. Para seu cargo atual, ela procurou ser a mais natural possível e mostrar seu potencial sem exageros. “Contei quem era e como queria trabalhar, falei sobre os meus defeitos e como os uso ao meu favor”. Assim, ela considera esses os motivos para ter sido contratada.

A gestora de carreira, Madalena Feliciano, da Outliers Careers, orienta: “o mais importante é falar sempre a verdade, isso transmite maior segurança e credibilidade para o entrevistador, pois são características extremamente importantes na hora de admitir um novo colaborador”, explica.

A diretora chama atenção para outro aspecto bastante avaliado. Muitas vezes, o candidato está preocupado em convencer o recrutador de ser a pessoa ideal para aquele cargo. Esse exagero pode atrapalhar. Para Madalena, tem de haver equilíbrio: “o profissional pode mostrar-se interessado, pró-ativo e com atitude, porém, não deve falar demais. Ser claro e objetivo é o recomendado”.

Outra dica é pesquisar sobre a empresa antes de realizar a entrevista, conhecer a cultura do local, para saber qual a roupa, postura e linguagem adequada. Independentemente de qual organização você se candidatou, existem atitudes comprometedoras e elas podem te eliminar logo de cara.

Algumas corporações exigem uma vestimenta mais formal, outras não. O melhor a se fazer é deixar de lado algumas peças. “Para mulheres, aquelas muito curtas, justas e com decote são uma má opção, assim como para os homens, o ideal é estar com a barba bem feita e, para ambos os sexos, nem pensar em usar roupas sujas ou mal passadas”, diz a diretora.

Outro ponto extremamente relevante é o horário. Se você não é pontual,  a chance de ser contratado diminui. “O atraso sempre desqualifica. Para evitar problemas, programe-se e, se for preciso, chegue com antecedência”, ressalta Madalena.

Gostou das dicas? Não deixe o nervosismo te atrapalha, seja verdadeiro e transparente. Acredite em seu potencial. O Nube aposta em você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete