Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-comecar-bem-a-faculdade

5 dicas para começar bem a faculdade 

Notícia | 28/02/2018

Layane Bittencourt

O ano letivo já começou. Enquanto os veteranos se preparam para mais um semestre, os calouros sentem aquele frio na barriga por darem um novo e importante passo em direção ao sucesso profissional. Está iniciando a faculdade agora? O Nube separou algumas dicas para você se sair bem e aproveitar essa experiência.

De acordo com a Abres, Associação Brasileira de Estágios, em 2015, 3 milhões ingressaram no ensino superior, contra 1 milhão, há dez anos. Cada vez mais, os jovens buscam entrar em universidades, pois compreendem a exigência do mercado para profissionais mais capacitados. Em muitos desses alunos, a pressão gera ansiedade e nervosismo.

Quando a universitária Thaís Leite iniciou as aulas de marketing, sentiu muita insegurança por medo de não gostar, de ter escolhido o curso errado e, principalmente, de se enturmar. “Na escola, somos acostumados a todo mundo ter a mesma idade e, muitas vezes, os gostos parecidos”, conta. Já no ensino superior, é diferente.

As universidades costumam preparar vários eventos de recepção aos novatos, para conhecer melhor as matérias e as dependências físicas da instituição. Essa é uma das excelentes formas para o estudante não se sentir tão perdido e diminuir sua insegurança. Também, é possível já conhecer os seus futuros colegas e se integrar.

Outro desafio enfrentado por Thais foi se adaptar à rotina, pois há uma exigência maior. Para Ana Lucia Rodrigues, psicóloga e gerente de RH, do Rio de Janeiro, esse hábito não é fácil, você deverá ter bastante determinação e disciplina. A especialista indica: “reserve um local claro, bem arejado e sem muito ruído. Também, não esqueça de dormir cedo, para manter a concentração!”.

Além disso, a especialista separou algumas dicas para tornar esse momento o mais proveitoso possível:

  1. Se dedique: diferentemente da escola, o conteúdo da faculdade tem um nível de exigência mais alto. Corra atrás de seus objetivos e se empenhe ao máximo nas atividades acadêmicas.
  2. Busque além: com a tecnologia, muitos recursos dão o suporte para a educação. Hoje, os estudantes e, até mesmo, as instituições têm acesso a vários aplicativos e conteúdos disponíveis gratuitamente. “Não seja um mero ‘copia e cola’, procure participar de grupos de discussão nas redes sociais, em sala de aula e crie o seu próprio conteúdo”, orienta.
  3. Aprimore sua escrita: escrever é útil em qualquer profissão. Por isso, leia muito, vai te ajudar a aperfeiçoar essa habilidade. Não deixe de praticar!
  4. Goste da profissão: escolha uma carreira, de acordo com os seus gostos, interesses, competências, pelo prazer de exercer e não pelo dinheiro.
  5. Aproveite: os anos passarão voando! Dedique-se às aulas, mas também curta as amizades, os momentos de descontração e intervalos. “Acredite: quando menos esperar, você estará formado!”, conclui.

Gostou das dicas? Está pronto para dar esse grande passo? Essa época pode ser determinante para sua história, aproveite! O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete