A comunicação se faz presente na vida de todos e, no mundo corporativo, essa é uma excelente ferramenta para manter a equipe atualizada e entusiasmada. Porém, algumas empresas e gestores podem encontrar dificuldades em usá-la de forma efetiva. Leia esta matéria e conheça dicas e orientações para ampliar o diálogo entre os colaboradores!

Satisfação e motivação são palavras-chave para aumentar a produtividade de um time e obter funcionários satisfeitos e dispostos. Para alcançar esse engajamento, a interlocução é um ótimo artifício. É essencial entender os principais desafios para conseguir orientar e apoiar um time por meio de textos, falas e dados bem apresentados. A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, realizou uma pesquisa com 28 mil pessoas de 15 países sobre o nível de envolvimento dos profissionais. Apenas 34% dos entrevistados declararam estar plenamente animados com suas funções.

Monica Coronel é diretora executiva da Cequal & MC, no Rio de Janeiro. Para ela, é fundamental ter um bom discurso com todos para o desenvolvimento de qualquer projeto e obtenção de resultados. “Se não é estabelecido um contato entre os prestadores de serviço e a gerência, o trabalho não flui tão bem”, aponta. Segundo a especialista, se não investem nessa área e não a tratam como um departamento tão estratégico quanto os demais, terão dificuldades em diversas amplitudes. “Falta entendimento sobre a importância de se elaborar uma boa conexão, tanto interna, quanto externa. Ela engloba muitos segmentos desde a relação com os colaboradores, como com seus clientes e fornecedores”, afirma.

Para Monica, os diretores devem sempre buscar alguma forma de implementar esse aspecto. “Hoje, temos um instrumento muito fácil de ser usado: as redes sociais. Com elas, você pode montar grupos, separar por departamentos e respeitar a hierarquia da informação”. Além das novas mídias, a executiva aponta: “o e-mail e a intranet continuam sendo boas formas de levar o diálogo a todos”, observa.

Jéssica Gonçalves é assistente de coordenação e diz: “atualmente, estou em um ambiente extremamente motivador, principalmente pela capacidade do meu chefe em lidar com as situações e problemas”. Para elas, falta confiança e transparência para estimular a responsabilidade de cada colaborador. “Já trabalhei em diversas empresas. Por isso, posso dizer: é uma via de mão dupla. Todos precisam estar dispostos para a comunicação funcionar”, conclui.

Portanto, é necessário ponderar e refletir: consigo conversar e interagir de forma bem estruturada com todos, dentro da organização? Se ainda tiver dúvidas, leia mais matérias em nosso site! O Nube está com você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe