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7 características de um líder 

Notícia | 23/02/2018

Layane Bittencourt

Por trás de uma equipe de destaque, certamente há um grande líder. Essa figura é peça-chave para fazer a diferença em uma empresa. Por isso, ter um profissional despreparado para cumprir essa função, causa alguns problemas em relação ao clima e rendimento da organização. Quer alcançar esse posto? Entenda mais sobre o perfil e o papel do gestor!

Para Carla Panisset, consultora de Recursos Humanos e coach da Scala Coach, do Rio de Janeiro, o superior é quem sabe conduzir o seu grupo. Em seu posto, ele se torna o responsável por motivar, engajar, inspirar e estimular o crescimento e produção do time. Segundo a especialista se destaca: “quem dá exemplo, tem presença constante e acessível e está focado em desenvolver os seus colaboradores”, explica a especialista.

O desejo de alcançar essa posição é atrelado a sensação de reconhecimento e dever cumprido. Thaís Fernandes, supervisora de administração de vagas do Nube, acredita nisso. A conquista veio também com responsabilidades e desafios no pacote. Para ela, é preciso maturidade para lidar com personalidades diferentes, entender como cada um funciona e conciliá-los para alcançar os objetivos traçados.

Além disso, ela conta o quão gratificante é “acompanhar o crescimento dos liderados, a sua trilha em busca de uma grande carreira e até vê-los alcançar cargos de gestão. Liderar é desafiador e maravilhoso”.

Segundo o consultor e diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH, Celso Bazzola, existem algumas características de lideranças, as quais devem ser identificadas e potencializadas.  Desenvolvê-las é fundamental para o sucesso de um gerente e aumento de sua empregabilidade.

  1. Seja apaixonado pela profissão, sem isso, não haverá inspiração e entusiasmo.
  2. Você deve ser confiável, sincero e ter engajamento. Ter maturidade com base em experiências passadas e teóricas também é importante.
  3. Demonstre conhecimento e curiosidade.
  4. Saiba arriscar, ser audacioso quando necessário e posicione sua opinião.
  5. Busque o autoconhecimento e autocontrole, pois só olhando para dentro de si, você saberá como agir com os parceiros e com os seus limites.
  6. Tenha resiliência, logo, é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e foco, conduzindo seu time nas mudanças.
  7. Se comunicar bem é essencial. Você precisa saber falar, fazer reuniões e convencer.

O especialista explica quem está no comando “não é apenas coordena os trabalhos. É preciso ser inspirador e motivador, demonstrando o caminho a ser seguido”. Com essas competências, certamente, você atingirá a eficiência, a produtividade, lucratividade e bons resultados para a corporação.

E você? Está preparado para galgar mais degraus em sua jornada? Ou se já está no topo, como vive sua realidade? Compartilhe com o Nube!

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