Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-a-autocobranca

Como lidar com a autocobrança 

Notícia | 22/02/2018

Cláudia Giannoni

Mal começou o ano e é nítido o excesso de autocobrança por parte das pessoas. Muitas vezes estão, há décadas, tentando conquistar algo sem êxito, como iniciar a dieta, as atividades físicas, ou usufruir mais tempo com a família. Exatamente por isso é importante lembrar: atitudes iguais geram resultados iguais. Se você quer ter uma conquista diferente, independentemente de qual seja o seu objetivo, então mude.

Renata Massuia é Gerente de Administração de Contratos do Nube e, por desde muito nova ter a responsabilidade de cuidar de sua irmã e dos afazeres de casa, enquanto seus pais trabalhavam, cresceu exigindo muito de si. “O principal resultado é o desgaste emocional. Nem sempre conseguimos expor nossos desejos e essa expectativa tão alta faz eu me questionar demais”, conta.

De acordo com a hipnoterapeuta, Mariana Vieira, para começar a se transformar, o primeiro passo é deixar de se cobrar desse jeito, pois a ação só gera tensão e enrijece todo o corpo. “Você precisa compreender o funcionamento da sua mente, para assim conseguir suas metas”, explica.

Para isso, pergunte-se: “qual é o meu objetivo?”, “quais dificuldades enfrento ou posso enfrentar para alcançá-lo?”. Liste pelo menos três. Nesse momento reflita nos seguintes questionamentos: quando você pensa no seu objetivo, qual fator visualiza? Onde está colocando o seu foco? No sonho ou nas dificuldades?

Segundo Mariana, para mudar, você pode usar uma técnica rápida e fácil, a palavra ‘mas’. Costumamos usá-la de maneira incorreta, pois ela serve como um ‘apagador’ mental e tudo utilizado antes dela não será considerado pela sua mente. Ou seja, se eu disser, por exemplo, o meu objetivo é fazer uma faculdade e pensar: “eu quero fazer uma faculdade, mas é cara”, vai sobressair apenas a parte ruim. Agora reflita ao contrário: “é cara, mas eu vou fazer a faculdade”. Percebe a diferença? Até a sensação muda!

Todavia, quem não conseguir uma modificação sozinho, a sugestão é procurar ajuda de um psicólogo. “É importante fazer uma autoanálise para descobrir de onde provém a autocobrança. Ao conseguir identificar como, quando ou o porquê dela, será mais fácil tirar o peso das costas. Caso não consiga avaliar sozinho, aconselho ir em busca de um profissional”, avalia a psicóloga no Rio de Janeiro, Juliana Muniz.

Lembre-se sempre: a sua mente não está contra você, ela pode estar apenas mal programada.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete