Você já parou para pensar em como a comunicação é uma ferramenta poderosa? Imagine, então, dentro dos ambientes corporativos? O seu uso de forma eficiente e estruturada se torna um grande estímulo aos funcionários e, consequentemente, contribui para um bom rendimento da empresa. Entenda mais sobre o assunto!

Uma pesquisa da Aberje, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, apontou: 63% das instituições confiam nesse processo e o consideram o setor mais importante para receber investimentos nos próximos anos. Com um conjunto de ações, a comunicação interna traz alguns benefícios, fazendo seu empreendimento decolar.

Para Clarissa de Freitas, psicóloga organizacional e professora da Universo Salgado Oliveira, do Rio de Janeiro, esse mecanismo possibilita ao empregado conhecer melhor os objetivos do negócio e saber como ele pode agir para concretizá-los. “Ele estará mais engajado em realizar a sua função, poderá discutir com o seu gestor quais dificuldade serão enfrentadas e como proceder para alcançar suas metas”, explica a psicóloga.

“Quando existe transparência no trato dos dados divulgados, aumenta-se o engajamento dos colaboradores. O uso de murais, intranet, TV corporativa, entre outros, são formas de mostrar para a organização pontos fortes, de melhoria e evitar a famosa rádio peão”, explica Mauro de Oliveira, diretor de comunicação e marketing do Nube. Além disso, valoriza a meritocracia de quem se destaca.

Segundo a especialista, algumas ações contribuem para melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade interna,  diminuir a taxa de rotatividade e evitar rumores no meio laboral. Assim, um bom local de trabalho, um alinhamento frequente de informações e uma cultura organizacional definida, resulta em um time de funcionários empenhados.

A especialista em comunicação da Woli, Júlia França, preparou algumas dicas para essa relação acontecer de forma correta e efetiva:

Atenção à linguagem: opte por uma mensagem clara, objetiva e eficaz. Assim, você evitará ruídos.

Objetividade: seja direto em cada comunicado. Se tiver vários assuntos para abordar, dividi-los separadamente pode te ajudar. Aliás, essa é uma boa maneira para a assimilação de informações.

Clareza: as regras e valores devem ser sempre muito transparentes e valer igualmente para todos. A sensação de privilégio ou favoritismo pode ser tóxica para o grupo.

Ouça: mantenha um canal aberto para receber dúvidas e compartilhar experiências. É impossível manter alguém motivado sem ouvir e entender as razões para isso.  

Essas medidas, se forem bem aplicadas, contribuem na promoção do bem-estar e da qualidade de vida pessoal e profissional. Júlia comenta: “comunicar é relacionar, compreender e entender sua equipe. Uma boa comunicação faz a união e a união faz força”.

Se preocupe com esse importante ponto, pois assim seu negócio atingirá o sucesso! Conte sempre com o Nube!

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