Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
workaholic-ou-worklover

Workaholic ou worklover? 

Notícia | 20/02/2018

Layane Bittencourt

Com a competitividade no mercado, é necessário se sobressair e se esforçar ao máximo para obter bons resultados. Com isso, é comum ficar um pouco mais na empresa e também levar as tarefas do serviço para casa. No entanto, tudo em excesso faz mal. A forma como você lida com o trabalho pode indicar se você é um workaholic ou worklover. Entenda mais sobre o assunto!

Muitas vezes, essa dedicação é interpretada como paixão, sendo um dos grandes segredos para o sucesso. Contudo, ela também pode indicar um comportamento compulsivo em relação a ocupação, gerador de diversos problemas na vida social, familiar, ou até mesmo, na saúde.

A psicóloga e coach de carreira, Joana Ladvocat, do Rio de Janeiro, explica como um workaholic e um worklover lidam com a profissão. O primeiro coloca a atividade laboral como prioridade, tem uma carga horária super alta, não consegue ficar longe do escritório e vive sob pressão. Já o segundo, a enxerga como fonte de realização e satisfação.

Nascidos entre os anos 1980 e 2000, a Geração Y se enquadra nesse segundo perfil. São sedentos por conquistas e em ascender no mundo dos negócios, mas sabem bem como separar os momentos destinados ao ofício e ao lazer. Joana traduz o pensamento de muitos desses jovens: “hoje em dia, trabalhar demais não necessariamente reflete em ser produtivo e trazer resultados”.

Gustavo Florentino, da área jurídica do Banco Santander, faz parte desse grupo. Em sua opinião, “o serviço é necessário, mas também prazeroso”. Ele diz já ter excedido o horário do expediente e ficado alguns fins de semana realizando seus afazeres, mas ao sair do prédio, se desliga completamente e aproveita o seu tempo livre.

Tanto para quem é apaixonado, quanto para quem se dedica demais, é necessário manter um equilíbrio e estabelecer limites. Para a especialista, é importante ter um olhar mais atento para os outros pilares. Por exemplo, saber o melhor momento para descansar e ficar com a família, sair com os amigos, fazer exercícios físicos, ler e estudar.

Manter um relacionamento saudável consigo mesmo e com o ambiente é a melhor forma de ter uma carreira promissora e de sucesso. A coach acrescenta: “Afinal, é mais importante viver para trabalhar ou trabalhar para viver?”

Se preocupe com seu bem-estar. Assim, terá bons frutos em seu futuro. O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe