Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quantos-estagiarios-a-empresa-pode-contratar

Quantos estagiários a empresa pode contratar? 

Notícia | 16/02/2018

Layane Bittencourt

Com o mercado competitivo, surge a necessidade de ter pessoas cada vez mais capacitadas para atuar nas organizações. Frente a isso, contratar estagiários pode ser uma maneira muito eficaz. Eles são jovens, inovadores e estão dispostos a aprender. Contudo, surge a dúvida: existe limite de contratação para uma empresa? Descubra em nossa matéria!

A lei 11.788/08 não estabelece número máximo para alunos do ensino médio técnico e superior. Porém, para cada dez contratados, é necessário um supervisor. "É muito importante ter esse gestor, pois com sua experiência poderá auxiliar o estudante nas dificuldades e guiá-lo para se tornar um profissional completo”, explica Patrícia Reis, coordenadora de relacionamento com instituições de ensino do Nube.

Já para quem está no ensino médio, existe um critério de proporcionalidade, definido pelo artigo 17 dessa legislação. Dessa forma, a organização poderá ter 1 estagiário para cada 5 funcionários, mas caso tenha mais de 25 empregados, poderá ter até 20%. Essa regra não se aplica para graduandos ou quem faz médio profissionalizante.

A analista de Recursos Humanos, Angelaine Costa, da Metta Engenharia e Automação, do Rio de Janeiro, explica a importância dessa contratação: “é possível ajudar quem busca seu primeiro emprego a se desenvolver na carreira”. Segundo uma pesquisa do Nube, cerca de 60% deles são efetivados e podem atingir cargos bem altos.

Além disso, a maioria das corporações enxerga uma série de vantagens nessa admissão. Entre elas, a oportunidade de descobrir novos talentos, renovação da equipe e também a possibilidade de formar um quadro de colaboradores com o perfil próprio do negócio. Para a analista, quem investe nessa prática cumpre um importante papel social de desenvolver futuros talentos do país.

Para a universitária Amanda Bonetti, essa vivência permite ter o primeiro contato com a área escolhida. Ademais, é possibilitado uma troca de conhecimento com quem já atua no ramo. “Como estagiária, procuro me dedicar ao máximo para me desenvolver tanto como pessoa, quanto como futura psicóloga”, conta.

Essa é a forma mais eficaz de auxiliar o jovem em seu ingresso no mercado de trabalho e na sociedade. Na hora de montar seu time, conte com o Nube!   

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete