Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estagio-e-obrigatorio

Estágio é obrigatório? 

Notícia | 12/02/2018

Layane Bittencourt

Você acabou de entrar na faculdade e já pensa em fazer estágio? Essa pode ser a melhor porta de entrada para o mercado e uma maneira de adquirir experiência. Contudo, há dois tipos: o obrigatório e o não-obrigatório. Saiba a diferença entre eles em nossa matéria e se prepare para iniciar a sua carreira!

De acordo com a lei 11788/08, essa classificação é estabelecida conforme as diretrizes curriculares e do projeto pedagógico de cada curso. No estágio obrigatório, o estudante precisa cumprir uma carga horária, sendo esse um requisito para aprovação e obtenção do diploma. Já no não-obrigatório, a atividade é configurada como opcional ou extracurricular.

O objetivo de ambos é fazer a conciliação da teoria dada em sala de aula com a prática da profissão realizada dentro das corporações. Por meio disso, é possibilitado a formação, preparação e inserção do jovem para o ambiente corporativo. Além disso, há o acompanhamento de um professor da graduação e um supervisor atuante na empresa.

Priscila Martinez, supervisora de carreira e responsável pelo setor de estágios do Centro Universitário Augusto Motta, do Rio de Janeiro, reforça:  “O aprendizado é primordial para a construção de um profissional”. Para ela, quem faz esse treinamento, sai a frente dos outros, pois está bem mais preparado para encarar o mundo dos negócios.

Nas duas categorias, há uma diferença principal. Em caso do programa não ser obrigatório, o aluno tem direito a receber bolsa ou outra forma de contraprestação e também ganha o auxílio transporte. Na trajetória da recém-formada em psicologia, Larissa Dutra, o fato de não receber remuneração não interferiu muito.

Na visão da psicóloga, valeu muito mais a experiência de ter o primeiro contato com a área escolhida e ter uma troca de conhecimento com quem já atua no ramo. Passar por essas vivências, atendeu às expectativas de Larissa, “foi gratificante ver meu trabalho acontecer como uma profissional”, conta.

Você está preparado? É importante aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento oferecidas durante este programa. Logo, trilhará um caminho rumo ao sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete