Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mudar-de-curso

Mudar de curso? 

Notícia | 09/02/2018

Layane Bittencourt

Entrou na faculdade e não se identificou com o curso? Isso pode acontecer com muitos estudantes. Normalmente, o jovem ainda é novo para escolher uma carreira e, é comum ele se sentir insatisfeito quando inicia as aulas. Com isso, surge a dúvida: Devo ou não trocar de área? O Nube foi atrás dessa resposta!

Fazer mudanças não é um processo fácil. A psicóloga e coach, Solange Coelho, da Avante Psicologia e Desenvenvolvimento Profissional Ltda, do Rio de Janeiro, explica a dificuldade em tomar essa iniciativa: “A pessoa deve estar disposta a promover transformações, pois é preciso sair de sua zona de conforto. No entanto, alguns acabam desistindo”.

Muitas vezes, o aluno não está pronto para tomar essa decisão. Ele tem pouco conhecimento sobre si mesmo, não entende quais são as suas competências e seus talentos e, principalmente, não compreende como funciona o âmbito corporativo.

Assim, há forte pressão quando esse futuro universitário se encaminha para o ensino superior. Isso aconteceu com Vitória Jodar. Ela trocou a arquitetura por administração, por não estar preparada. “Quando iniciei as aulas, tinha acabado de sair do ensino médio. Agora, me sinto mais madura para compreender o mundo universitário, estudar e definir meus objetivos”, conta.

Além, disso ela percebeu uma descontentação grande. “Eu estava lá pelos outros, por me rotularem arquiteta, e não por vontade própria”. A especialista ressalta a importância de procurar em primeiro lugar a sensação de autorrealização, de felicidade e de plenitude. Se você está desanimado com algo, não tem motivos para continuar.

O recomendado é, antes mesmo de ingressar na faculdade, ter em mente como você se projeta. Para isso, Solange aconselha buscar o máximo de informações sobre o curso, o mercado de trabalho e o perfil de quem atua no ramo. Aliás, é importante conhecer suas habilidades e preferências. Dessa forma, evitará futuras indecisões.

Gostou das dicas? Priorize sempre a sua realização pessoal e profissional. Logo, terá sucesso em sua jornada!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete