Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
6-erros-no-primeiro-ano-de-empresa

6 erros no primeiro ano de empresa 

Notícia | 08/02/2018

Cláudia Giannoni

Para quem deseja inaugurar um empreendimento, aprender com os erros dos outros pode ser uma das melhores formas de trilhar o caminho para o topo. Independentemente do tamanho da sua empresa ou do produto vendido, você precisa ter ações, metas, objetivos e tudo muito bem definido para os mais diversos prazos. Esse é o passo inicial para uma boa trajetória.

Pesquisas mostram o fato de uma em cada três novas corporações “quebrarem” antes de completar um ano de vida, justamente pela falta de planejamento. De acordo com o Sebrae Rio de Janeiro, muitos são os caminhos de êxito, todavia, infelizmente, também são muitas as possibilidades de falhas. “Por isso, procure identificar o maior número possível de atuantes no ramo desejado e descubra tudo sobre a forma como operam”.

Para fazer diferente e fugir dessa estatística, veja os seis erros mais cometidos e evite-os!

1 - Começar sem ter um plano de negócios: muitos empreendedores pensam ser uma ferramenta simples e sem muita utilidade, mas não! Imagine uma viagem de fim de ano. Para ela, você traça a melhor rota, pensa no dia da chegada e saída, escolhe o lugar, confere os valores. Logo, em uma companhia, deve acontecer o mesmo.

2 - Acreditar nunca precisar de ajuda ou capacitação: não se ache um sabe-tudo, você terá fornecedores, clientes, funcionários, projetos. Quanto mais conhecimento e especialistas em cada área tiver, melhor estará posicionado no mercado. Busque aprendizado em setores, como o administrativo e financeiro, por exemplo.

3 - Não conhecer os potenciais clientes: entender o público tem a ver com visualizar o mercado e conseguir enxergar a oportunidade do negócio.

4 - Esquecer o capital de giro: em um primeiro momento, é possível a organização começar devagar, sem muitas vendas. Para tanto, você precisará ter algum valor guardado para fazer a engrenagem do seu sonho.

5 - Confundir o dinheiro jurídico com o pessoal: a recomendação é, ao menos inicialmente, criar um “salário” para você.

6 – Deixar de lado o marketing: sem a divulgação necessária ou básica, você perde campo e clientes. Um simples e-mail, avisando sobre aquela promoção imperdível, poderia dar uma boa alavancada.

Mariana Mello abriu seu empreendimento há dois anos e precisou lidar com questões, as quais nunca tinha tido contato. “Cuidar da contabilidade, contratos, impostos e planilhas financeiras foi um grande desafio, assim como separar as contas bancárias de pessoa física e jurídica. Contudo, o principal foi aprender a estar sempre em contato com os colaboradores, para somar à qualidade dos produtos”, comenta. Para ela, é preciso ter mente a quantidade de trabalho. “Se você pensa em sair do seu emprego e atuar por conta própria para ter uma vida mais tranquila, esqueça. Será preciso dedicação total, incluindo noites, fins de semana e férias. Quando ‘abrir as portas’, não existirá emenda de feriados, ou mensagens sem respostas. Porém, ver as coisas indo bem, é a melhor sensação do mundo”, incentiva.

Existem muitas histórias de pessoas com visões futuristas, as quais falharam na hora de planejar. Por isso, evite alguns erros e siga em frente!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe