Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-se-conhece

Você se conhece? 

Notícia | 06/02/2018

Layane Bittencourt

Para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais é fundamental praticar o autoconhecimento. Com ele, é possível ter a consciência e percepção sobre quem você é, porque veio ao mundo, quais são os seus sonhos e também seus limites. Dessa forma, poderá traçar um caminho rumo à felicidade. Agora responda: você se conhece?

Segundo Renata Aranega, especialista em inteligência emocional da Cicclos, consultoria do Rio de Janeiro, “o autoconhecimento é o ponto de partida para construirmos uma carreira alinhada a nossos propósitos e valores”. Com ele, você consegue tomar decisões, projetar direções e conduzir a sua vida de forma produtiva.

Esse exercício foi essencial para a psicóloga Amonick Souza, em sua vida pessoal e profissional. Por meio dele, ela aprendeu a se aceitar e a lidar com dores e limitações individuais. Assim, as transformou em motivação para o seu trabalho. “Olhar para dentro de mim me fez acreditar mais na minha ocupação. Assim, meus pacientes não serão reféns de seus problemas também”, conta.

Muitas vezes, esse processo não ocorre facilmente para a maioria das pessoas. Renata explica: “Essa prática requer dedicação, disciplina e coragem, pois nem sempre estamos preparados para lidar com todas as complexidades relacionados a sermos humanos”.

Ela ressalta ainda a importância de aceitar os nossos pontos fortes e fracos. “Todos nós temos dons e talentos e conseguimos percebê-los e manifestá-los desde a infância, mas também temos fraquezas. Não dá para ser bom em tudo”, comenta. Mesmo parecendo ser uma tarefa difícil, a psicóloga apresenta quatro dicas para quem quer iniciar essa autoanálise:

Resgate a sua infância: procure saber como você era quando pequena, quais atividades e brincadeiras preferidas, qual profissão queria ser quando crescesse. “A reconexão com a criança interior é um passo importante para uma viagem no centro de si mesmo”, explica.

Pergunte: converse com pessoas do seu convívio social sobre quais são os seus talentos e diferenciais e também sobre os seus defeitos. “Tenha coragem de investigar qual imagem é mostrada para o mundo e se ela é coerente com o conhecimento de si mesmo”, destaca Renata.

Observe seus gostos: pense em seus principais hobbies, eles podem dizer muito sobre seus talentos. “As suas escolhas profissionais deverão levar em conta o quanto você pode expressar seus talentos na carreira, empresa e/ou atividade escolhida”, conta.

Assuma o comando: Os outros não podem decidir nada a seu respeito. “Você pode e deve consultar as pessoas, mas na hora de tomar decisões sobre a seu futuro, escute a sua intuição e o seu coração”, diz a coach.

Você é o único responsável pelo seu sucesso. Conheça mais sobre si e, assim dará grandes passos para atingir o sucesso. O Nube te deseja boa sorte!



Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete