Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-escolher-a-carreira

Como escolher a carreira? 

Notícia | 05/02/2018

Layane Bittencourt

No Brasil, há mais de 20 mil cursos universitários reconhecidos pelo MEC e cerca de 250 possibilidades de carreiras. Mesmo diante de tantas opções, como escolher uma profissão e não se arrepender? Essa é uma dúvida de muitos jovens e, para isso, o Nube separou algumas dicas para te ajudar!

A psicóloga e especialista em orientação vocacional, Wládia Morais, do Rio de Janeiro, aponta alguns dos principais motivos dessa dificuldade: a pressão familiar; a diversidade de profissões existentes; a falta de capacidade de identificar as próprias aptidões; o medo do fracasso; o desejo de uma escolha totalmente definitiva e idealizações exageradas por alta remuneração e cargos elevados de forma imediata.

Para a maioria dos estudantes, essa busca se inicia durante os anos do colégio, período ideal para reunir o maior número de informações possíveis sobre as áreas e sobre o mercado de trabalho. Porém, nem todo mundo se preocupa com a questão até estar prestes a ingressar em uma universidade.

Bruna Dias foi um exemplo disso. A futura fisioterapeuta relembra, “Foi um processo muito difícil pra mim, pois nos últimos anos do ensino médio, havia muita pressão da minha família e dos meus amigos”. Enquanto seus colegas, já se encontravam bem direcionados e, inclusive, estudavam para o vestibular, ela ainda não havia se decidido. Para os seus pais, ela deveria sair da escola já encaminhada para a faculdade.

Em meio à muitas dúvidas, ela começou a pesquisar sobre possíveis cursos, olhar a grade curricular das universidades e conversar com diversos profissionais. Por fim, ela se identificou com a área da saúde. Para a especialista, é muito importante todo esse processo para tomar uma decisão mais consciente, com planejamento e evitar arrependimentos. Além disso, ela dá algumas orientações:

Busque o autoconhecimento: procure saber mais sobre si, suas áreas de interesse, habilidades, talentos e gostos.

Defina suas prioridades: projete seu futuro, tenha em mente se seu objetivo é ter uma boa remuneração ou apenas alcançar a satisfação pessoal.

Pesquise: avalie o perfil e o percurso do profissional, as possibilidades de crescimento nas empresas, o processo de evolução e quais são os conhecimentos acadêmicos necessários. Converse também com pessoas qualificadas da área, pergunte suas opiniões sobre o trabalho, pontos positivos e negativos.

Gostou das dicas? Não se sinta pressionado para tomar essa decisão, siga as orientações e se prepare para alcançar um futuro de sucesso.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete