Segundo a lei nº 11.788, aprovada em 2008, todo estagiário tem direito a reduzir sua carga horária pela metade na temporada de testes. Essa é uma forma de auxiliar o aluno durante os dias mais estressantes e exigentes.

Para a psicóloga Viviani Burke, do Rio de Janeiro, a redução traz benefícios importantes tanto para quem a usa, quanto para as empresas. “Os estudos servem, principalmente, para adquirir aprendizagens, as quais podem ser aplicadas pelo jovem em seu trabalho”, diz.

Entretanto, muitos acabam não usufruindo desse direito por receio da reação de seus gestores. Contudo, a especialista garante: “Esse é um período tenso, pois demanda foco e muita dedicação. Quando a companhia compreende essa questão, começa a valorizar e motivar sua equipe”. Além disso, Viviani ainda aponta outra utilidade: “O colaborador estará mais preparado, podendo trazer ideias e soluções inovadoras”.

A universitária Amanda Amorim está cursando publicidade e propaganda e já teve experiências ruins por não ter aproveitado dessa vantagem anteriormente. “Acabei decorando a matéria e tive dificuldade em reter o conhecimento por conta da pressa”, ressalta.

Amanda irá agora para o 7º semestre, dando início ao último ano da graduação. A ansiedade é ainda maior por conta do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. “Por ser um época mais exigente, reduzir meus horários vai me ajudar bastante. Terei tempo para estudar”, conclui.

Porém, a empresa deve sempre ser informada, no início do ano letivo, sobre o calendário acadêmico para evitar qualquer tipo de desordem e falta de comunicação. Então, atente-se às datas e solicite um comprovante à sua faculdade e entregue antes dos exames começarem!

Lembre-se: essa diminuição no tempo de serviço pode ser descontada da sua bolsa-auxílio. Então, informe-se com seu gestor e saiba como a situação é tratada e organizada no seu ambiente de trabalho. O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe