Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-conciliar-estagio-e-estudo

Como conciliar estágio e estudo? 

Notícia | 02/02/2018

Layane Bittencourt

O jovem procura um estágio com o objetivo de colocar em prática todo o conhecimento aprendido na instituição de ensino. Muitas vezes, equilibrar essas duas tarefas pode ser bastante difícil. Logo é preciso saber se organizar para trazer rendimento a ambas. A duração máxima do expediente é um ponto a favor.

O limite da jornada é estabelecido pela lei 11.788: são seis horas diárias e 30 semanais, caso seja estudante do ensino médio, técnico ou superior. Já para quem faz educação especial, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, a carga horária é de quatro horas diárias e 20 horas semanais. De acordo com a legislação, não é permitido ficar além desse tempo.

Tudo isso deve ser firmado já no termo de compromisso, assinado pela instituição de ensino, o agente de integração, a parte contratante e o jovem ou seu representante legal. Para a psicóloga e consultora de carreira, Raquel Mello, do Rio de Janeiro, nesse acordo, a corporação deve enfatizar a importância do programa para a qualificação e desenvolvimento do profissional. Portanto, deve respeitar as obrigações acadêmicas.


Para Vinícius Oliver, estagiário da SuperPoker, criar uma rotina foi uma grande dificuldade, mas a carga horária reduzida ajudou muito. Terminando o último ano de Rádio e TV, ele relembra os primeiros dias, quando saía cedo e chegava só à noite para descansar. Até se acostumar com o dia a dia, ele conta: “Já fiz algumas atividades da faculdade no estágio”. Vivenciando essa rotina por quase dois anos, Vinicius, já sabe se organizar melhor e acredita estar mais capacitado e preparado para os desafios do mundo do audiovisual

Algumas dicas podem facilitar esse processo, é necessário ter organização, programar o seu tempo, dar mais atenção à assuntos relevantes e de mais urgência e utilizar recursos, como a tecnologia, para auxiliar em alguns procedimentos. Com isso, você terá êxito em seu estágio e também em seus estudos.

Lembre-se sempre de se dedicar a ambos, pois eles são a base para o sucesso de sua carreira. O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete