Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
feedbacks-podem-desenvolver-gestores

Feedbacks podem desenvolver gestores 

Notícia | 31/01/2018

Cláudia Giannoni

Um dos principais desejos de todo colaborador é receber promoções e chegar a um cargo de liderança. Porém, muitas companhias não entendem a responsabilidade dos líderes e do departamento de Recursos Humanos com o desenvolvimento de cada funcionário.

A melhor dica para desenvolver gestores é trabalhar com feedbacks pontuais e frequentes. Isso ficou claro na pesquisa da ADP, Evolution of Work 2.0. Ao ouvir mais de cinco mil trabalhadores de 13 países, um dos pontos mais ressaltados apontou o fato de, se recebessem retornos frequentes, reconhecendo seu desempenho, seriam mais estimulados a permanecer na mesma corporação. Fazendo um recorte apenas para o Brasil, perceberam como os profissionais daqui são os mais positivos em termos de devolutivas.
 
Esperar os empregados fazerem uma autocrítica e conseguirem entender onde estão acertando ou o pode não funcionar muito bem. Logo, existem dois caminhos possíveis caso o superior deixe as avaliações a cargo de cada um: ou a pessoa se cobrará de mais e isso gerará um estresse acima do normal ou não será possível ver os erros e falhas.

É comum as empresas estipularem uma época do ano para os gestores se reunirem com seus pares, para conversar sobre o desempenho ao longo do ano. Porém, com a velocidade com a qual as coisas acontecem, as avaliações de performance anuais podem ficar defasadas e muitas situações poderiam ser aprimoradas no dia a dia, porém se perdem. “Às vezes um hábito do colaborador pode parecer pequeno em uma avaliação anual, mas se pontuado, pode aprimorar a atuação dele e alavancar os resultados entregues”, explica Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP.

Para seu liderado passar de um cargo de intermediário para gestão, é preciso uma construção contínua. “Essa ação precisa ocorrer de cima para baixo, partindo dos superiores e dos profissionais de RH. Inserir a cultura de feedbacks construtivos e recorrentes, vai fazer uma grande diferença em todas as camadas de sua companhia. Experimente”, aconselha Mariane.

Cássio Scozzafave, passou por essa jornada até atingir uma posição maior. Para ele, o retorno contínuo sobre seu trabalho fez toda a diferença. “Quando eu entrei na Locaweb, minha gestora já percebeu o meu potencial e, por meio de feedbacks, foi proporcionando meu desenvolvimento, a fim de me transformar em um líder. Hoje, como coordenador, entendo como esse processo é essencial para nosso crescimento e dissemino em minha equipe”, revela.

Para quem está dando seu melhor, mas, por conta da crise, não vê uma luz no fim do túnel para uma promoção, Cristina Fortes, diretora do escritório da LHH no Rio de Janeiro, lembra: “pergunte se há espaço para aumento ou perspectiva de crescimento naquele momento” e mostre-se interessado em um novo cargo. Não desanime ou perca a motivação, confie em seu potencial!

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete