Na juventude, a ansiedade de se inserir no mercado de trabalho é causada pela alta concorrência e a falta de experiência. Com isso, dois caminhos podem facilitar esse ingresso: o estágio e a aprendizagem. Qual perfil você se encaixa? Descubra em nossa matéria e entenda a importância deles.

De acordo com a lei 11788/08, todo educando regularmente matriculado e frequentando o ensino médio, técnico, superior ou tecnólogo, e com idade superior ao 16 anos, pode ser estagiário. Já para atuar como aprendiz, o aluno deve ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado em ensino fundamental ou médio e cadastrado em algum programa, segundo a lei 10.097/2000.

Para Glória Alves, psicóloga e consultora da Dataquanti Solutions, no Rio de Janeiro, é importante o estudante entender qual perfil ele é mais adequado, principalmente com relação à condição e status educacional. “Muitos jovens acabam buscando um desses programas, por perceberem uma chance de ingressar no mercado, ter uma renda e assim ajudar a família.”

Dois funcionários do Banco Santander tiveram trajetórias completamente distintas. Enquanto Rebbeka Saiury iniciou como estagiária com o objetivo de confirmar se a sua escolha profissional era compatível com seus objetivos, Fernando Santos foi aprendiz para ter um emprego sólido e se espelhar em profissionais exemplares. A especialista ressalta a importância de você conhecer o planejamento oferecido pela empresa, e sobretudo, perceber nela uma oportunidade de desenvolvimento pessoal.

Atuando hoje como analista pleno de Gestão da Informação, Rebbeka relembra seus primeiros dias na corporação, onde esteve em contato com os desafios do mercado. “Tive a oportunidade de me desenvolver para encará-los de uma forma mais saudável, ver como funciona na prática, pois não temos a noção do conteúdo aprendido em sala de aula”, explica.

Fernando Santos é atualmente analista pleno de empréstimos e adquiriu muitos ensinamentos em sua bagagem. “Eu ganhei maturidade, experiência, conhecimento em diversas áreas, crescimento comportamental, e ainda estimulou meu contato com outras pessoas. Além disso, abriu portas e me preparou para os próximos passos da carreira”, conta.

Glória destaca a relevância do desempenho escolar ser o principal de tudo. “Não adianta dedicar-se no trabalho e deixar o rendimento ou sua performance cair.” explica. Rebbeka dá uma dica para quem está iniciando: “Leve tudo como aprendizado e, o mais importante, nunca desista do seu objetivo mesmo parecendo distante, um dia ele acontecerá.”

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os programas? É hora de seguir um desses caminhos e investir em seu futuro. O Nube acredita no seu talento!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe