Ser dono de um empreendimento é de longe uma das grandes vontades dos brasileiros. Criativos e em busca de novas soluções para o mercado, os tupiniquins movimentam o mundo empresarial. Você também pensa em seguir por essa trajetória? Leia nossa matéria e inspire-se!

A maior parte dos jovens deseja empreender, assim revela um levantamento realizado pela Fundação Estudar com brasileiros entre 18 e 34 anos. De acordo com a pesquisa, 69,8% dos entrevistados têm interesse em abrir uma empresa, mas apenas 8,8% conseguem de fato. A crise foi citada por 13,9% deles, como o principal fator para desistirem do sonho.

João Paulo Gonçalves tem 33 anos e é diretor da Lista Mais. Ele faz parte da pequena parcela bem-sucedida nessa trajetória. O empresário se tornou o proprietário da organização, onde conseguiu o seu primeiro emprego como estagiário. O conhecimento nas áreas de tecnologia e gestão de negócios foi essencial para ele chegar ao cargo de CEO e comprar uma parte da corporação. “Ao longo dos anos eu fui conhecendo cada departamento, pois fui responsável por reestruturá-los, além de implementar diversos sistemas”, conta. Gonçalves passou de estagiário para analista de sistemas, gerente financeiro e, por fim, sócio e CEO do negócio, e foi responsável por levar a empresa para o mundo digital.

Segundo o empresário no Rio de Janeiro, Marcelo Crivela Filho, ter o próprio negócio pode ser um caminho para quem quer vencer a crise. “No entanto, a falta de conhecimento pode atrapalhar o empreendedor mais inovador”. Pensando nisso, a coach de alta performance, Ligia Costa, separou cinco dicas:
 
1- Liderança: seja positivo, transparente e trabalhe seu autoconhecimento.  
2- Não pare com os pequenos obstáculos: nada de perder tempo com fofocas, com pessoas invejosas ou assuntos capazes de te atrapalhar.
3- Pense nos riscos: não invista dinheiro sem já ter um contrato ou um faturamento estável para pagar a dívida futura.
4- Escute: faça pesquisas de mercado e ouça toda a cadeia do seu negócio.
5- Reduza gastos: custos relacionados a gasolina, cafés, material de escritório, por exemplo. É hora de olhar todos os possíveis débitos.

E aí, pronto para o sucesso?!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe